Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Avaliação: VW Virtus Highline 2024: o que gostamos (ou não)

Novo Virtus custa R$ 138.790 na versão topo de linha e tem faróis incríveis, mas isso basta para comprá-lo?

14 ago 2023 - 06h00
(atualizado às 15h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Volkswagen Virtus Highline 2024
Volkswagen Virtus Highline 2024
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Volkswagen Virtus trouxe boas novidades na linha 2024. Rodamos com o carro na cidade e na estrada e temos uma conlusão sobre ele. A versão avalisada foi a Highline, topo de linha, que custa R$ 138.790. É quase o preço do Jetta GLI quando ele chegou com 230 cv, em 2020.

Apenas R$ 6.200 e três anos separam o Virtus Highline 200 TSI do Jetta GLI 350 TSI. A outras diferença entre eles é bem grande: 102 cavalos. Mas, verdade seja dita, essa abnsurda alta de preços não aconteceu só na Volkswagen. Apareceu também na Chevrolet, na Toyota, na Honda, na Fiat e na Hyundai, que também têm sedãs da categoria B.

Todas as novidades do Novo Virtus podem ser vistas aqui. Veja abaixo os os itens que gostamos e as coisas que podem melhorar no Virtus Highline.

Volkswagen Virtus Highline 2024
Volkswagen Virtus Highline 2024
Foto: VW / Guia do Carro

O que nós gostamos

O Virtus 2024 ficou visualmente mais sofisticado, especialmente por causa dos faróis. As novas luzes de led aumentaram o alcance da iluminação em 130 metros de distância à frente.

O motor turbo de 1,0 litro (200 TSI) foi mantido na versão Highline. Ele oferece um equilíbrio impressionante entre desempenho e eficiência de combustível. A potência (128 cv com etanol e 116 com gasolina) é muito boa para a categoria e o torque máximo (200 Nm) surge em baixas rotações.

As retomadas de velocidade, graças à agilidade em giros baixos (a partir de 2.000 rpm), é um dos pontos altos do carro, que conta com um ótimo câmbio automatico de 6 marchas, com trocas manuais pela borboleta e pela alavanca.

Nas versões automáticas, o banco traseiro possui duas saídas de ar condicionado e entradas USB tipo C para melhorar a vida a bordo de todos os passageiros. O ar-condicionado automático digital é bastante eficiente.

O volante multifuncional de ótima empunhadura, a posição de dirigir baixa e o painel digital são pontos positivos do Virtus Highline. O quadro de instrumentos tem tela de 10,25” e um bom computador de bordo. A multimídia de 10,1” é ótima e tem conexão com o VW Play, uma plataforma interessante. 

Volkswagen Virtus Highline 2024
Volkswagen Virtus Highline 2024
Foto: VW / Divulgação

O porta-malas gigantes, de 521 litros, é nota digno dos melhores sedãs. Da mesma forma, a segurança do carro merece elogios. Ele tem vários itens interessantes, como o freio pós colisão, que iompede que o carro fique desgovernado após uma batida. Testado com 6 airbags, ganhou 5 estrelas do Latin NCAP.

Os pneus 205/50 R17 têm boa largura e boa altura para o compromisso entre estabilidade e conforto. A suspensão traseira é por eixo de torção, mas o carro se comporta muito bem nas curvas.

O que pode melhorar

Um sedã familiar que custa mais de R$ 130 mil deveria vir com alças de segurança. São economias assim que reduzem a nota de usabilidado de um carro – no caso, o Virtus Highline.

Volkswagen Virtus Highline 2024
Volkswagen Virtus Highline 2024
Foto: VW / Guia do Carro

Embora o design frontal tenha melhorado bastante e a lateral seja agradável, o Virtus não é exatamente charmoso quando é visto totalmente de trás. Ok, sabemos que esta é a parte mais difícil de um sedã, mas visto de certos ângulos não parece o carrão que se propõe a ser.

A ausência total de botões de girar na multimídia e (principalmente) no ar-condicionado foi a pior ideia deste Virtus. Aliás, trata-se de um conceito já superado, pois vários carros de luxo voltaram a ter pelo menos os botões fundamentais. 

Notas

Desempenho - 8 (muito bom)

Consumo - 8 (ótimo)

Dirigibilidade - 9 (ótimo)

Conforto - 8 (muito bom)

Usabilidade - 9 (ótimo)

Conectividade - 10 (ótimo)

MÉDIA - 8,7 (MUITO BOM)

Veredicto

Vale a pena comprar o Novo Virtus Highline, embora era não aseja um Jetta GLI, porque é um dos melhores sedãs de sua categoria. É um carro confiável, prático, espaçoso e que pode fazer até 15 km/l de gasolina na estrada.

Entretanto, se você não fizer questão de um visual mais sofisticado, rodas aro 17, sensor de estacionamento dianteiro, indicador de fadiga, frenagem automática em manobras, retrovisores rebatíveis eletricamente, retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, sensor crepuscular, porta-luvas climatizado e HD interno na multimídia, o Novo Virtus Comfortline é praticamente o mesmo carro e custa R$ 10.890 a menos.

Volkswagen Virtus Highline 2024
Volkswagen Virtus Highline 2024
Foto: VW / Divulgação

Principais dados

Motor: 1.0 turbo

Potência: 116 cv (g) e 128 cv (e) a 5.500 rpm

Torque: 200 Nm a 2.000 rpm (g/e)

Câmbio: 6 marchas AT

Comprimento: 4,561 m

Largura: 1,751 m

Altura: 1,476 m

Entre-eixos: 2.651 m

Peso: 1.213 kg

Pneus: 205/50 R17

Estepe: 185/60 R15

0 a 100 km/h: 10s0

Velocidade máxima: 196 km/h

KML cidade: 12,0 (g) e 8,3 (e)

KML estrada: 14,9 (g) e 10,5 (e)

Alcance: 432 km (cid/e) a 775 km (est/g)

Porta-malas: 521 litros

Emissão de CO2: 102 g/km

Preços

Virtus Highline 200 TSI - R$ 138.790

Virtus Comfortline 200 TSI - R$ 127.900

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade