Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bateram no seu retrovisor? Cuidado, pode ser golpe!

Bandidos estão usando o "golpe do retrovisor" e novas táticas para assaltar motoristas no trânsito; fique atento e saiba como se proteger

30 ago 2022 - 16h08
(atualizado às 18h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Trânsito
Trânsito
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A cena é comum: no congestionamento, um motociclista ou ciclista vem pelo corredor e esbarra “acidentalmente” no retrovisor do seu carro, tirando da posição. A reação imediata é abrir a janela para arrumar, e aí surge o comparsa para realizar o assalto.

Relatos indicam que esse tipo de abordagem está se popularizando, e o pior é que ele pode ocorrer em qualquer local, desde grandes avenidas congestionadas até paradas de semáforo em ruas tranquilas.

De acordo com especialistas em segurança pública, é muito difícil se precaver contra esse tipo de crime, então a melhor solução é reduzir as chances de os bandidos realizarem a abordagem.

Bateram no espelho? Não abra a janela, siga em frente e procure um posto de combustível, loja ou outro local movimentado para estacionar com segurança e arrumar o retrovisor.

Trânsito
Trânsito
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Essa abordagem é uma “atualização” do antigo golpe no qual os criminosos dão batidas leves no carro da vítima, fazendo com que ela pare e saia do carro para checar os danos – quando é atacada.

Evitar estacionar em locais ermos ou mal iluminados, trafegar sempre com os vidros fechados (ou com abertura mínima para permitir a ventilação), não usar joias e relógios que possam chamar a atenção ao dirigir são medidas que devem ser seguidas para reduzir as chances de se tornar vítima de ataques.

Bom para o seu bolso: 5 carros com fama de "inquebráveis"

Para quem faz o mesmo trajeto costumeiramente (casa-trabalho e vice-versa), a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo recomenda identificar os postos policiais e os pontos de estacionamento de viaturas mais próximos do caminho, além de postos de combustíveis 24 horas ou estabelecimentos que possam servir de ponto de apoio no caso de emergência.

Outra dica fundamental é sempre manter a atenção redobrada no trânsito, evitando o uso de telefone (mesmo no modo viva-voz) ou outras situações que provoquem distração, principalmente com o carro parado, seja em um semáforo ou em congestionamentos.

Gasolina ou etanol? Veja único Estado onde o etanol vale a pena

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade