BMW 100% elétrico chega ao Brasil no 2º semestre de 2014
Sem preço definido ainda, o modelo i3 será importado da Alemanha
O primeiro carro 100% elétrico da BMW estará disponível no Brasil a partir do segundo semestre de 2014. Sem preço definido ainda, o modelo i3 será importado da Alemanha. Não há planos de produzir o veículo na primeira fábrica de automóveis da marca, que teve sua pedra fundamental lançada hoje em Araquari (SC).
O i3 é construído em alumínio e fibra de carbono, com materiais recicláveis no interior, o que deixa o carro com 1.195 kg - apenas a bateria pesa cerca de 300 kg. Com tração traseira, o motor elétrico desenvolve até 170 cavalos de potência e faz aceleração de zero a 100 km/h em 7s2. Sem coluna no meio da carroceria, as portas se abrem opostamente, deixando um maior espaço para entrar no compacto.
Desenvolvido para utilização nas cidades, a autonomia da bateria é de 130 a 160 km. No entanto, a BMW pretende trazer também uma versão com um pequeno motor a combustão de 650 cm³, que gerará energia para as baterias, ampliando a autonomia para cerca de 300 km. Em uma tomada regular caseira, a recarga total da bateria leva de oito a nove horas, mas em pontos de alta voltagem pode levar apenas 30 minutos.
O jornalista viajou a convite do BMW Group.