BMW 320i seminovo perde R$ 83.500 do valor em apenas um ano
Pesquisa da Mobiauto mostra quais são os sedãs seminovos que mais desvalorizam, com grande presença dos modelos alemães
Ótimos carros como o BMW 320i, o Mercedes CLA 250 e o Audi A3 Sedan podem ser um mau negócio do ponto de vista financeiro. Segundo pesquisa da Mobiauto, os três modelos premium alemães aparecem com 4 versões entre os 10 sedãs seminovos que mais desvalorizam.
O BMW 320i, produzido em Araquari (SC) e líder disparado de seu segmento, aparece em terceiro lugar na lista dos sedãs seminovos que mais desvalorizam: -22,1%. Segundo a Mobiauto, o BMW 320i 2023 Sport GP 2.0 Turbo perdeu R$ 83.506 de seu valor em apenas um ano. Caiu de R$ 377.149 no primeiro semestre de 2023 para R$ 263.736 no primeiro semestre de 2024.
Somando-se as versões mais anunciadas de todos os sedãs na plataforma Mobiauto, a pesquisa analisou preços de 192 veículos (anos/modelos 2023, 2022 e 2021), sempre comparando a média de cotações do 1º semestre de 2023 versus igual período deste ano. E daí o percentual de variação nos valores.
Entre os sedãs premium alemães, o vice-campeão da desvalorização em valor é o Mercedes CLA 250 2022 2.0 CGI, que desvalorizou -20,6% e perdeu R$ 68.477. Seu valor de mercado caiu de R$ 332.213 para R$ 263.736.
O Audi A3 Sedan 2022 apareceu com duas versões no ranking da desvalorização: -17,3% para a versão S-Line 2.0 micro-híbrida e -17,6% para a S-Line 1.4 Flex. A maior perda de valor foi para o A3 Sedan 2.0, que caiu de R$ 266.765 para R$ 220.591, uma diferença de 46.174.
Curiosamente, o campeão da desvalorização na pesquisa da Mobiauto também é um sedã alemão, porém muito mais popular e acessível (e já fora de linha). Trata-se do Volkswagen Voyage 2023 1.0 Flex, que registrou -24,2% e desvalorizou R$ 19.223. Foi de R$ 79.273 para R$ 60.050.
A pesquisa também mostra os sedãs seminovos mais valorizados, mas nesse caso não houve surpresa. O Toyota Corolla 2021 foi o campeão da valorização (+4,1%), passando de R$ 141.888 para R$ 147.654.
“O mercado total de seminovos perdeu 9,48% no último ano”, comentou o consultor Sant Clair de Castro Jr., CEO da Mobiauto. “Nessa pesquisa feita só com os sedãs, apuramos que a depreciação média foi de 7,5%. Nada mau.” Veja nas tabelas as informações completas dos mais desvalorizados e dos mais valorizados.