BMW amplia parceria com Toyota e terá carro a hidrogênio em 2028
BMW e Toyota desenvolverão nova geração de motores para carros movidos a célula de combustível e vão investir em infraestrutura de recarga
A BMW planeja lançar seu primeiro veículo elétrico de célula de combustível (FCEV) de produção em série em 2028. Para isso, a montadora alemã anunciou o aumento da atual parceria de mais de 10 anos com a Toyota para desenvolver uma nova geração de tecnologia de motores para célula de combustível.
O BMW Group e a Toyota Motor Corporation vão desenvolver em conjunto o sistema de trem de força para veículos de passeio, com a tecnologia de célula de combustível central (as células de combustível individuais de terceira geração) criando sinergias para aplicações em veículos comerciais e de passeio.
O resultado desse esforço colaborativo será utilizado em carros da BMW e da Toyota, e expandirá a gama de opções de carros elétricos de célula de combustível disponíveis para os clientes. As duas marcas prometem manter suas identidades e características distintas de cada marca em seus respectivos carros.
A parceria tem como objetivo reduzir os custos de desenvolvimento da tecnologia de célula de combustível, uma vez que aumentará o volume de pesquisa e produção de modelos deste tipo. O primeiro carro da BMW movido a hidrogênio será lançado em 2028, e estará disponível na linha de modelos da marca junto com os demais carros a combustão e eletrificados.
“Este é um marco na história automotiva: o primeiro veículo de célula de combustível de produção em série a ser oferecido por um fabricante premium global. Alimentado por hidrogênio e impulsionado pelo espírito da nossa cooperação, ele destacará como o progresso tecnológico está moldando a mobilidade futura”, disse Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG.
Além disso, a BMW e a Toyota também vão apoiar a expansão da infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio e de carregamento de veículos elétricos a bateria. Para as duas marcas, o caminho para tornar o combustível viável passa pelo aumento da demanda, incluindo o uso do hidrogênio em veículos comerciais e de passeio.
“Com base nesses valores compartilhados, aprofundaremos nossa colaboração em esforços como o desenvolvimento conjunto de sistemas de células de combustível de próxima geração e a expansão da infraestrutura, visando a realização de uma sociedade de hidrogênio", destacou Koji Sato, Presidente e Membro do Conselho de Administração da Toyota Motor Corporation.