BMW do Brasil anuncia recall para baterias do X5 híbrido
Proprietários de 169 unidades do BMW X5 xDrive45e devem comparecer às concessionárias da marca alemã para substituir baterias gratuitamente
Notícia importante para os proprietários do SUV X5. A BMW do Brasil reconvoca os proprietários dos veículos X5 xDrive45e, fabricados entre junho de 2020 e agosto de 2020, a procurarem uma concessionária autorizada da marca e agendar, gratuitamente, a substituição dos módulos de células da bateria de alta voltagem. Ao todo, 169 unidades estão envolvidas no recall.
Vale destacar que os proprietários dos carros envolvidos também estão sendo comunicados diretamente pela marca, através do aplicativo My BMW App. De acordo com a montadora alemã, verificou-se a possibilidade de que em função de eventual contaminação por impurezas decorrentes do processo de produção da bateria de alta voltagem, ocorra um possível curto-circuito quando esta estiver completamente carregada.
Tal situação pode ser potencializada pela conexão paralela das células das baterias. Nestes casos, não se descarta a possibilidade de incêndio na bateria de alta voltagem e acidentes fatais ou que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros. A BMW também informa que os proprietários não devem carregar seus veículos na rede elétrica e devem adotar imediatamente as orientações abaixo, que devem ser configuradas por meio do display central do veículo, a fim de manter a carga da bateria de alta voltagem em níveis mínimos:
1 - Ir em “Configurações”;
2 - Selecionar “Modo de Condução”;
3 - Ir a “Controle de bateria”;
4 - Definir a configuração do estado de carga em 30%.
Além disso, o proprietário não deverá utilizar as funções de trocas de marchas manuais, modo Sport da alavanca de câmbio, nem as aletas de troca de marchas posicionadas atrás do volante. As medidas preventivas deverão ser adotadas diretamente pelo consumidor em seu veículo. Após, o proprietário deverá entrar em contato imediatamente com uma concessionária autorizada BMW para agendar gratuitamente a substituição dos módulos de células da bateria de alta voltagem.
Para verificar se a unidade está dentro do sequenciamento de chassis ou para mais informações, basta acessar o site www.bmw.com.br e clicar na opção Recall e na Ferramenta de Busca de Recall. Outra possibilidade é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para recall: 0800 019 7097, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
Os serviços poderão ser agendados de imediato e a substituição gratuita dos módulos de células da bateria de alta voltagem levará cerca de 14 (quatorze) horas. Os chassis não sequenciais envolvidos são de WBATA6100M9D61242 a WBATA610XM9E04176, somente do modelo BMW X5 xDrive45e.