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BMW iX: avaliação, notas e veredicto da versão xDrive40

Guia do Carro avaliou o BMW iX elétrico na versão xDrive40, que custa R$ 200.000 a menos do que o xDrive50 Sport

27 set 2023 - 09h30
(atualizado em 28/9/2023 às 21h28)
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BMW iX xDrive40
BMW iX xDrive40
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Avaliamos o BMW iX xDrive40 com dois motores elétricos que somam 240 kW de potência (326 cv). Trata-se da versão “de entrada” do imponente SUV alemão. Rodamos com o BMW iX 40 na cidade e na estrada. Veja a seguir como o carrão elétrico se saiu nos critérios que consideramos fundamentais para uma boa compra.

Posicionamento – Tudo é exagerado no BMW iX. Começa pela diferença de preço entre as duas versões: R$ 200.000. Portanto, o iX xDrive 40 (R$ 699.950) existe para quem não precisa da superpotência e da bateria do iX xDrive50 Sport (R$ 889.950).

Assim, o iX 40 compete diretamente com o Audi Q8 e-Tron, que tem duas versões entre os dois iX: uma de R$ 669.990 e outra de R$ 681.990. O BMW iX 40 é o mais comedido em termos de potência. São 240 kW do iX 40 contra 300 kW do Audi Q8 e 385 kW do iX 50. Em cavalos de potência são 326, 408 e 523, respectivamente.

BMW iX xDrive40
BMW iX xDrive40
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Desempenho e consumo

Mesmo com “apenas” 240 kW de potência, o BMW iX 40 anda muito. Especialmente pelo torque fenomenal, de 629 Nm, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos. É capaz de provocar tontura em algum passageiro distraído se for acelerado bruscamente, pois a força total surge com impressionante rapidez quando solicitada no pedal do acelerador.

O consumo de energia no BMW iX 40 é menor do que no BMW  iX 50, mas a diferença não é tão grande. O iX 40 consegue 19,7 kWh/100 km, enquanto o iX 50 consome 20,8 kWh/100 km. Ele é apenas 5% mais econômico, embora tenha 38% a menos de potência.

Seu alcance real é de 360 km, ou seja, 71% do que consegue seu irmão mais potente, que roda 505 km com uma carga de bateria. Mas isso é por causa da bateria, que tem 111,5 kWh no iX topo de linha e 76,6 kWh no iX “de entrada”. A bateria do iX 40, portanto, tem apenas 69% da capacidade disponível no iX 50.

BMW iX xDrive40
BMW iX xDrive40
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Com o BMW iX 40 não dá para ir de São Paulo a Curitiba e muito menos de São Paulo ao Rio de Janeiro. Com o iX 50 dá e sobra. Por isso, muitos preferem pagar os R$ 200.000 a mais e já levar o carro com sua capacidade máxima.

Dirigibilidade e conforto

Em termos de comportamento dinâmico o BMW iX 40 não fica devendo nada ao seu irmão mais potente e mais caro. Como ele é 145 kg mais leve e menos potente, seus pneus são 255/50 aro 20 (contra 275/40 aro 22 do iX 50). Os pneus do iX 40 são muito mais adequados para as ruas e estradas brasileiras.

O carro também tem tração integral sob demanda (por isso se chama xDrive), o que o torna bastante seguro na chuva, por exemplo, e estável nas curvas rápidas. 

BMW iX xDrive40
BMW iX xDrive40
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Quanto aos pneus, mesmo com aro 20, sofremos um furo durante a avaliação e foi possível consertar sem problemas (depois a BMW trocaria por um novo). Vale dizer que, quanto mais fino for o perfil do pneu, mais sujeito a problemas ele está em pisos ruins.

O BMW iX 40 tem quase tudo que se possa imaginar num carro. A vida a bordo é sensacional, em termos de estofamentos, qualidade do som, climatização, espaço dianteiro e traseiro, porta-objetos e itens de conveniência. Em relação ao iX 50 ele não tem suspensão pneumática nem esterçamento das rodas traseiras. Mas em assistente de estacionamento, para quem precisa.

BMW iX xDrive40
BMW iX xDrive40
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A posição de dirigir é boa e elevada. O volante de direção tem boa empunhadura, mas seu design é estranho, pois a parte superior foi alongada para permitir a visualização do quadro de instrumentos. Uma solução que pode melhorar, pois não vimos isso no Renault Megane E-Tech, que também tem tela curvada e custa R$ 420 mil a menos (mal comparando). 

Usabilidade e conectividade

Com quase 5 m de comprimento e quase 2 m de largura, o BMW iX requer bom espaço na garagem, bem como em vagas de estacionamento. Mas, apesar da complexidade de sua tecnologia, é um carro bastante amigável no uso diário. Ele tem mais de 200 mm de distância do solo e isso o torna mais versátil do que alguns SUVs compactos da faixa de R$ 150 mil.

BMW iX xDrive40
BMW iX xDrive40
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O porta-malas de 500 litros está de ótimo tamanho e sua carga útil é de incríveis 645 kg – mais do que a picape Chevrolet Montana, por exemplo, que só carrega 600 kg. O maior entrave para a usabilidade do BMW iX 40 é o alcance de 360 km, que é pouco para algumas viagens num país carente de carregadores rápidos nas estradas.

O painel do iX 40 traz uma tela curvada com dois displays: um de 12,3”, com design programável, para exibir as informações essenciais ao motorista, e um de 14,9” compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O Live Cockpit oferece realidade aumentada para projetar na tela multimídia a melhor visualização possível ao motorista de locais que ele não conhece ou não vê totalmente.

BMW iX xDrive40
BMW iX xDrive40
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Notas

  • Desempenho - 10 (ótimo)
  • Consumo - 8 (muito bom)
  • Alcance - 7 (muito bom)
  • Dirigibilidade - 10 (ótimo)
  • Conforto - 10 (ótimo)
  • Segurança - 9 (ótimo)
  • Usabilidade - 9 (ótimo)
  • Conectividade - 10 (ótimo)
  • Design - 9 (ótimo)
  • Inovação - 10 (ótimo)
  • Média: 9.2
BMW iX xDrive40: 5 estrelas na avaliação do Guia do Carro
BMW iX xDrive40: 5 estrelas na avaliação do Guia do Carro
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Principais números

Preço: R$ 699.950

Potência: 240 kW (326 cv)

Torque: 630 Nm

Comp/Larg/Alt: 4,953 / 1,967 / 1,695 m

Entre-eixos: 3,000 m

Peso: 2.365 kg

Pneus: 255/50 R21

Porta-malas: 500 litros

0-100 km/h: 6s1

Velocidade máxima: 200 km/h

Bateria: 76,6 kWh

Bateria utilizável: 71 kWh

Consumo: 19,7 kWh/100 km

Alcance: 327 km (PBEV) a 380 km (avaliação)

Alcance cidade: 350 km (frio) a 515 km (calor)

Alcance estrada: 260 km (frio) a 330 km

Carregamento AC : 11 kW / 7h45min

Carregamento DC: 148 kW / 31min (36-288 km)

Emissão de CO2: 0 g/km

Guia do Carro
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