BMW iX: avaliação, notas e veredicto da versão xDrive40
Guia do Carro avaliou o BMW iX elétrico na versão xDrive40, que custa R$ 200.000 a menos do que o xDrive50 Sport
Avaliamos o BMW iX xDrive40 com dois motores elétricos que somam 240 kW de potência (326 cv). Trata-se da versão “de entrada” do imponente SUV alemão. Rodamos com o BMW iX 40 na cidade e na estrada. Veja a seguir como o carrão elétrico se saiu nos critérios que consideramos fundamentais para uma boa compra.
Posicionamento – Tudo é exagerado no BMW iX. Começa pela diferença de preço entre as duas versões: R$ 200.000. Portanto, o iX xDrive 40 (R$ 699.950) existe para quem não precisa da superpotência e da bateria do iX xDrive50 Sport (R$ 889.950).
Assim, o iX 40 compete diretamente com o Audi Q8 e-Tron, que tem duas versões entre os dois iX: uma de R$ 669.990 e outra de R$ 681.990. O BMW iX 40 é o mais comedido em termos de potência. São 240 kW do iX 40 contra 300 kW do Audi Q8 e 385 kW do iX 50. Em cavalos de potência são 326, 408 e 523, respectivamente.
Desempenho e consumo
Mesmo com “apenas” 240 kW de potência, o BMW iX 40 anda muito. Especialmente pelo torque fenomenal, de 629 Nm, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos. É capaz de provocar tontura em algum passageiro distraído se for acelerado bruscamente, pois a força total surge com impressionante rapidez quando solicitada no pedal do acelerador.
O consumo de energia no BMW iX 40 é menor do que no BMW iX 50, mas a diferença não é tão grande. O iX 40 consegue 19,7 kWh/100 km, enquanto o iX 50 consome 20,8 kWh/100 km. Ele é apenas 5% mais econômico, embora tenha 38% a menos de potência.
Seu alcance real é de 360 km, ou seja, 71% do que consegue seu irmão mais potente, que roda 505 km com uma carga de bateria. Mas isso é por causa da bateria, que tem 111,5 kWh no iX topo de linha e 76,6 kWh no iX “de entrada”. A bateria do iX 40, portanto, tem apenas 69% da capacidade disponível no iX 50.
Com o BMW iX 40 não dá para ir de São Paulo a Curitiba e muito menos de São Paulo ao Rio de Janeiro. Com o iX 50 dá e sobra. Por isso, muitos preferem pagar os R$ 200.000 a mais e já levar o carro com sua capacidade máxima.
Dirigibilidade e conforto
Em termos de comportamento dinâmico o BMW iX 40 não fica devendo nada ao seu irmão mais potente e mais caro. Como ele é 145 kg mais leve e menos potente, seus pneus são 255/50 aro 20 (contra 275/40 aro 22 do iX 50). Os pneus do iX 40 são muito mais adequados para as ruas e estradas brasileiras.
O carro também tem tração integral sob demanda (por isso se chama xDrive), o que o torna bastante seguro na chuva, por exemplo, e estável nas curvas rápidas.
Quanto aos pneus, mesmo com aro 20, sofremos um furo durante a avaliação e foi possível consertar sem problemas (depois a BMW trocaria por um novo). Vale dizer que, quanto mais fino for o perfil do pneu, mais sujeito a problemas ele está em pisos ruins.
O BMW iX 40 tem quase tudo que se possa imaginar num carro. A vida a bordo é sensacional, em termos de estofamentos, qualidade do som, climatização, espaço dianteiro e traseiro, porta-objetos e itens de conveniência. Em relação ao iX 50 ele não tem suspensão pneumática nem esterçamento das rodas traseiras. Mas em assistente de estacionamento, para quem precisa.
A posição de dirigir é boa e elevada. O volante de direção tem boa empunhadura, mas seu design é estranho, pois a parte superior foi alongada para permitir a visualização do quadro de instrumentos. Uma solução que pode melhorar, pois não vimos isso no Renault Megane E-Tech, que também tem tela curvada e custa R$ 420 mil a menos (mal comparando).
Usabilidade e conectividade
Com quase 5 m de comprimento e quase 2 m de largura, o BMW iX requer bom espaço na garagem, bem como em vagas de estacionamento. Mas, apesar da complexidade de sua tecnologia, é um carro bastante amigável no uso diário. Ele tem mais de 200 mm de distância do solo e isso o torna mais versátil do que alguns SUVs compactos da faixa de R$ 150 mil.
O porta-malas de 500 litros está de ótimo tamanho e sua carga útil é de incríveis 645 kg – mais do que a picape Chevrolet Montana, por exemplo, que só carrega 600 kg. O maior entrave para a usabilidade do BMW iX 40 é o alcance de 360 km, que é pouco para algumas viagens num país carente de carregadores rápidos nas estradas.
O painel do iX 40 traz uma tela curvada com dois displays: um de 12,3”, com design programável, para exibir as informações essenciais ao motorista, e um de 14,9” compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O Live Cockpit oferece realidade aumentada para projetar na tela multimídia a melhor visualização possível ao motorista de locais que ele não conhece ou não vê totalmente.
Notas
- Desempenho - 10 (ótimo)
- Consumo - 8 (muito bom)
- Alcance - 7 (muito bom)
- Dirigibilidade - 10 (ótimo)
- Conforto - 10 (ótimo)
- Segurança - 9 (ótimo)
- Usabilidade - 9 (ótimo)
- Conectividade - 10 (ótimo)
- Design - 9 (ótimo)
- Inovação - 10 (ótimo)
- Média: 9.2
Principais números
Preço: R$ 699.950
Potência: 240 kW (326 cv)
Torque: 630 Nm
Comp/Larg/Alt: 4,953 / 1,967 / 1,695 m
Entre-eixos: 3,000 m
Peso: 2.365 kg
Pneus: 255/50 R21
Porta-malas: 500 litros
0-100 km/h: 6s1
Velocidade máxima: 200 km/h
Bateria: 76,6 kWh
Bateria utilizável: 71 kWh
Consumo: 19,7 kWh/100 km
Alcance: 327 km (PBEV) a 380 km (avaliação)
Alcance cidade: 350 km (frio) a 515 km (calor)
Alcance estrada: 260 km (frio) a 330 km
Carregamento AC : 11 kW / 7h45min
Carregamento DC: 148 kW / 31min (36-288 km)
Emissão de CO2: 0 g/km