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BMW iX2 elétrico: como anda o novo SUV cupê de zero emissão

Já dirigimos em Portugal o inédito BMW iX2, que estreia uma nova plataforma elétrica e chega ao Brasil no segundo trimestre

27 fev 2024 - 20h01
(atualizado em 6/3/2024 às 15h28)
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BMW iX2 xDrive30
BMW iX2 xDrive30
Foto: BMW / Guia do Carro

A BMW já confirmou a chegada do inédito iX2 elétrico como um dos seus 9 lançamentos este ano no Brasil. Por isso, já dirigimos em Portugal o BMW iX2, que divide a plataforma com o BMW X2 a combustão, com o Mini Countryman Electric e com o novo Mini Countryman JWC 2.0 All4 a gasolina. Leia aqui as primeiras impressões do X2 M35i xDrive.

Com vários carros para experimentar, nosso roteiro com o BMW iX2 elétrico em Portugal teve apenas 84 km, passando por estradinhas sinuosas e apertadas ao norte de Cascais. Metade desse percurso foi ao volante e aqui estão as nossas impressões ao dirigir.

BMW iX2 xDrive30
BMW iX2 xDrive30
Foto: Thiago Moreno / Guia do Carro

O BMW iX2 é bom. Tem potência de sobra em seus dois motores elétricos, que entregam 230 kW (313 cv). O carro tem uma arrancada muito boa e é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos (apenas 0,2 segundo a menos do que o X2 M35i 2.0 turbo).

As retomadas de velocidade do BMW iX2 elétrico são empolgantes, graças ao excepcional torque de 494 Nm, disponível em sua totalidade tão logo você pisa no pedal do acelerador. A bateria também tem boa capacidade (65 kWh). Graças a ela, acreditamos que dá para rodar, na prática, 340 km, desde que não haja muita empolgação ao volante.

BMW iX2 xDrive30
BMW iX2 xDrive30
Foto: BMW / Guia do Carro

O desempenho primoroso vem de dois motores elétricos (um na dianteira, outro na traseira) de 140 kW (190 hp) cada. O melhor de tudo é que o BMW iX2, embora carregue o enorme peso da bateria no assoalho, não perde muito em comportamento dinâmico e direcional.

Ao contrário de carros chineses elétricos famosos, como o BYD Seal e o BYD Dolphin, o BMW iX2 elétrico é bom de curvas. Trabalho excepcional da Engenharia da BMW nos sistemas de direção e suspensão.

BMW iX2 xDrive30
BMW iX2 xDrive30
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Também gostamos da tela curvada que divide o painel de instrumentos e a multimídia ao meio, bem como da posição de dirigir, dos bancos para os passageiros e do acabamento do carro em geral.

O BMW iX2 elétrico tem alto nível de segurança e pudemos ver na prática que ele contorna curvas, freia, reacelera, lê placas de trânsito e até muda de faixa sozinho com seus sistemas eletrônicos ligados. Trata-se de um carro para colocar a BMW num altíssimo patamar num segmento de carros elétricos que ela ainda não frequenta.

BMW iX2 xDrive30
BMW iX2 xDrive30
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Resta saber agora quanto o carro vai custar, pois ele se torna a segunda porta da BMW neste mercado que vai crescer cada vez mais. Pelo seu porte, 4,55 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,56 m de altura e 2,69 m de entre-eixos, o BMW iX2 elétrico passa a ser uma opção até para clientes do BMW X3 híbrido plug-in.

  • Potência: 230 kW (313 cv)
  • Torque: 494 Nm
  • Bateria: 64,8 kWh
  • Dimensões: 4,554 / 1,845 / 1,560 m (c/l/a)
  • Entre-eixos: 2,692 m
  • Porta-malas: 525 litros
  • Pneus: 205/65 R17
  • 0 a 100 km/h: 5,4 segundos
  • Velocidade máxima: 180 km/h
BMW iX2 xDrive30
BMW iX2 xDrive30
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
  • Carregamento 0 a 100%: 6h30min a 11 kW (AC)
  • Carregamento 10 a 80%:  29 min a 130 kW (DC)
  • Alcance adicional após 10 min: 120 km (DC no máximo)
  • Consumo elétrico: 16,3 A 17,7 kWh/100 km (WLTP)
  • Alcance: 417 a 449 km (WLTP)
BMW iX2 xDrive30
BMW iX2 xDrive30
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Guia do Carro
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