BMW já encerrou a produção de carros a combustão na Alemanha
Último motor V8 alemão da BMW foi produzido na semana passada na fábrica da marca em Munique, que agora vai fabricar apenas carros elétricos
Cada vez mais eletrificada, a BMW deu um importante passo na última semana na Alemanha. Depois de 101 anos de história, a fábrica da marca alemã em Munique produziu seu último motor a combustão – um V8. Agora, ela vai produzir apenas carros elétricos como o BMW i4 e o futuro BMW Série 3 elétrico.
Com o fim da produção de motores a combustão na Alemanha, os 1.200 funcionários da unidade fabril serão realocados em outras funções. Para os fãs mais conservadores da BMW, a marca continuará produzindo carros a combustão – pelo menos até 2035 na Europa.
Já há alguns anos, grande parte da produção de motores a combustão foi transferida para a fábrica da BMW em Hams Hall (Inglaterra), onde são feitos os motores de seis cilindros e os V8, e para Steyr (Áustria), que ficou com motores de quatro cilindros como o 2.0 turbo de 184 cv que equipa o Série 3.
Com mais de 30 fábricas – de carros e motos – espalhadas ao redor do mundo, a BMW pretende construir novos centros de produção de baterias no Canadá, EUA, México, China e Europa. Isso tudo para se preparar para o aumento na demanda global por carros elétricos, sobretudo os seis novos modelos da linha Neue Klasse, que chegam entre 2025 e 2027.
E no Brasil? Com uma fábrica em Araquari (SC) desde 2014, a BMW estuda a produção de carros elétricos localmente, uma vez que a unidade fabril foi projetada para fabricar carros a combustão, híbridos ou elétricos. Dentre os modelos mais cotados, estão os SUVs iX1 e iX3, e o futuro Série 3 elétrico.
Vale ressaltar que a unidade é uma das mais modernas da marca no mundo, e recebeu um investimento de R$ 500 milhões em 2021. Ela ainda conta com capacidade para produzir até 32 mil carros por ano.