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BMW já encerrou a produção de carros a combustão na Alemanha

Último motor V8 alemão da BMW foi produzido na semana passada na fábrica da marca em Munique, que agora vai fabricar apenas carros elétricos

17 nov 2023 - 11h46
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BMW Vision Neue Klasse: futuro Série 3 elétrico deve ser assim
BMW Vision Neue Klasse: futuro Série 3 elétrico deve ser assim
Foto: BMW / Guia do Carro

Cada vez mais eletrificada, a BMW deu um importante passo na última semana na Alemanha. Depois de 101 anos de história, a fábrica da marca alemã em Munique produziu seu último motor a combustão – um V8. Agora, ela vai produzir apenas carros elétricos como o BMW i4 e o futuro BMW Série 3 elétrico.

Com o fim da produção de motores a combustão na Alemanha, os 1.200 funcionários da unidade fabril serão realocados em outras funções. Para os fãs mais conservadores da BMW, a marca continuará produzindo carros a combustão – pelo menos até 2035 na Europa.

Já há alguns anos, grande parte da produção de motores a combustão foi transferida para a fábrica da BMW em Hams Hall (Inglaterra), onde são feitos os motores de seis cilindros e os V8, e para Steyr (Áustria), que ficou com motores de quatro cilindros como o 2.0 turbo de 184 cv que equipa o Série 3.

Com mais de 30 fábricas – de carros e motos – espalhadas ao redor do mundo, a BMW pretende construir novos centros de produção de baterias no Canadá, EUA, México, China e Europa. Isso tudo para se preparar para o aumento na demanda global por carros elétricos, sobretudo os seis novos modelos da linha Neue Klasse, que chegam entre 2025 e 2027.

E no Brasil? Com uma fábrica em Araquari (SC) desde 2014, a BMW estuda a produção de carros elétricos localmente, uma vez que a unidade fabril foi projetada para fabricar carros a combustão, híbridos ou elétricos. Dentre os modelos mais cotados, estão os SUVs iX1 e iX3, e o futuro Série 3 elétrico.

Vale ressaltar que a unidade é uma das mais modernas da marca no mundo, e recebeu um investimento de R$ 500 milhões em 2021. Ela ainda conta com capacidade para produzir até 32 mil carros por ano.

Guia do Carro
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