Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BMW produz versão do iX5 movido a hidrogênio para teste

Produção em pequena escala do BMW iX5 Hydrogen visa criar frota para ser submetida a testes em todo o mundo a partir de meados de 2023

3 dez 2022 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
BMW começa a produzir iX5 a hidrogênio.
BMW começa a produzir iX5 a hidrogênio.
Foto: BMW / Divulgação

O grupo BMW começou a produzir seu modelo iX5 Hydrogen na fábrica piloto do Centro de Pesquisa e Inovação, em Munique. Serão construídas poucas unidades, que serão usadas para demonstrar a tecnologia para mobilidade localmente livre de carbono em regiões selecionadas a partir do segundo trimestre de 2023.

“O hidrogênio é uma fonte de energia versátil que vai ter um papel fundamental à medida que avançamos em direção à neutralidade climática”, afirmou Frank Weber, membro do conselho de administração da BMW AG responsável pelo desenvolvimento.

“Nossa frota de teste de hidrogênio BMW iX5 nos permitirá obter novas e valiosas informações, que vão permitir apresentarmos aos clientes uma linha de produtos atraente quando a economia do hidrogênio se tornar uma realidade generalizada”, completou.

BMW começa a produzir iX5 a hidrogênio.
BMW começa a produzir iX5 a hidrogênio.
Foto: BMW / Divulgação

O BMW iX5 Hydrogen está sendo construído na unidade piloto do grupo BMW em Munique, que funciona como interface entre o desenvolvimento e a produção, no qual cada novo modelo de uma das marcas da empresa é produzido pela primeira vez.

Cerca de 900 pessoas trabalham na oficina, montagem, engenharia de modelos, construção de veículos conceituais e manufatura. Cada um deles trabalha em até seis projetos de veículos simultaneamente e tem a tarefa de garantir que tanto o produto quanto o processo de fabricação estejam prontos para serem implantados na produção em série.

“A produção do iX5 Hydrogen e os sistemas de célula de combustível desenvolvidos pela BMW demonstram nossa grande flexibilidade e know-how incomparáveis no campo da fabricação em pequena escala”, comenta Milan Nedeljković, responsável pela produção. “Isso mostra que já possuímos a experiência necessária para integrar a tecnologia de hidrogênio no sistema de produção BMW iFactory como um tipo adicional de propulsão.”

BMW começa a produzir iX5 a hidrogênio.
BMW começa a produzir iX5 a hidrogênio.
Foto: BMW / Divulgação

A fábrica do grupo BMW em Spartanburg, nos Estados Unidos, fornece os veículos básicos para o modelo a hidrogênio, que foi desenvolvido na plataforma do BMW X5. Eles são equipados com um novo conjunto de piso, que permite acomodar os dois tanques de hidrogênio no túnel central e sob a unidade do banco traseiro.

Os sistemas elétricos de 12V e de 400V específicos do modelo, a bateria de alto desempenho, o motor elétrico e as células de combustível são todos integrados durante a fase de montagem, ao lado de peças de produção padrão. A área do eixo, junto com a bateria de alto desempenho, e o motor elétrico são produtos da atual tecnologia BMW eDrive de quinta geração, também empregada em bateria elétrica e modelos híbridos plug-in da BMW.

O BMW iX5 Hydrogen combina todos os benefícios de um sistema de acionamento local livre de emissões com excelente usabilidade diária e recursos de longa distância. Isso torna sua tecnologia de célula de combustível de hidrogênio uma alternativa complementar atraente ao sistema de acionamento elétrico por bateria.

BMW começa a produzir iX5 a hidrogênio.
BMW começa a produzir iX5 a hidrogênio.
Foto: BMW / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade