BMW revela super perua M5 com 727 cv que vai até 305 km/h
Salvem as station wagon! Novo BMW M5 Touring é revelado nos EUA e com V8 híbrido plug-in de 727 cv e roda até 67 km em modo 100% elétrico
Notícia boa para os fãs de station wagon. A BMW acaba de revelar o novo M5 Touring durante o evento Monterey Car Week, nos EUA. Seguindo os passos da versão sedã, o novo BMW M5 Touring traz um conjunto híbrido plug-in de 727 cv de potência combinada e roda até 67 km em modo 100% elétrico. A versão perua chegará ao mercado europeu a partir de novembro deste ano.
A motorização é um dos destaques do novo BMW M5 Touring, que traz o mesmo conjunto da versão sedã. O modelo conta com um motor 4.4 V8 biturbo de 585 cv e 750 Nm, auxiliado por um propulsor elétrico de 145 kW (197 cv) e 280 Nm. De forma combinada, os dois motores oferecem 727 cv de potência e 1.000 Nm de torque.
O sistema de tração integral M xDrive permite transferir até 100% da força para o eixo traseiro. Assim, a perua superesportiva acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h (limitados eletronicamente). Como opcional, é possível equipar o modelo com o M Driver's Package, que sobe o número para 305 km/h.
O novo BMW M5 Touring ainda pode rodar em modo 100% elétrico em velocidades até 140 km/h, com autonomia que varia entre 67 e 69 km, de acordo com o ciclo WLTP. O design também repete a receita do M5 sedã, mas com a carroceria station wagon. Ou seja, o novo BMW M5 Touring conta com linhas mais musculosas e inspiradas no irmão maior i7.
No entanto, a versão esportiva manteve a grade duplo rim de formato convencional, e ganhou detalhes exclusivos no acabamento e no design, como os para-choques com entradas de ar maiores e apêndices aerodinâmicos. Na lateral, os para-lamas são mais largos, e as rodas são de 20" na frente e 21" na traseira. O diferencial da versão, é claro, a carroceria perua.
Na traseira, o modelo traz lanternas em LED que invadem a tampa do porta-malas. E apesar de ser um híbrido, o novo BMW M5 Touring conta com quatro saídas de escapamento – duas de cada lado. O sistema de suspensão conta com amortecedores adaptativos controlados eletronicamente, eixo traseiro esterçante, e ainda há freios a disco de cerâmica nas quatro rodas como opcional.
Por dentro, há linhas horizontais e materiais refinados. A perua esportiva traz uma tela curva composta pelo painel digital de 12,3" e a multimídia de 14,9" com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de comandos por voz, gestos ou toques. Já o acabamento conta com detalhes esportivos no volante e bancos.
Como itens de série, o novo BMW M5 Touring conta com ar digital de quatro zonas, iluminação ambiente, sistema de som premium Bowers & Wilkins, entre outros. Já os opcionais incluem volante aquecido, teto panorâmico e assentos ventilados. O porta-malas tem capacidade para 500 litros – ou 1.630 litros ao rebater os bancos traseiros.
Os preços do novo BMW M5 Touring ainda não foram revelados. A perua esportiva, que será produzida em Dingolfing (Alemanha), chegará ao mercado europeu em novembro deste ano. Além do mercado europeu, a BMW também destacou que o novo M5 Touring também chegará aos EUA e ao Canadá. Ainda não há previsão de lançamento para o Brasil.