BMW Série 3 2023 estreia com novo design e tela de 14,9''
Com novidades pontuais no design e mais tecnologia, novo BMW Série 3 estreia na Europa com mais opções híbridas e chegará ao Brasil em 2023
Poucos dias depois de aparecer em fotos vazadas na China, o novo BMW Série 3 finalmente deu as caras de forma oficial. A montadora alemã divulgou nesta terça-feira (17) as primeiras imagens do novo Série 3 reestilizado nas carrocerias sedã e perua. Com mudanças pontuais no design, novos equipamentos e motorização híbrida, o novo BMW Série 3 deve chegar ao Brasil até o início de 2023.
Conforme adiantado anteriormente pelo Guia do Carro, o novo BMW Série 3 ganhou novidades pontuais no design. Grande parte das novidades se concentram na dianteira do modelo. Dentre as mudanças, os faróis de led ganharam contornos mais suaves na base, enquanto a grade duplo-rim manteve o formato tradicional, mas ganhou contornos de linhas retas. Com isso, as modificações foram mais discretas do que a reestilização do SUV X7.
Como opcional, o novo BMW Série 3 pode ser equipado com faróis adaptativos de LED, que trazem elementos internos na cor azul. Dependendo da versão, a grade frontal pode ter acabamento cromado ou preto em barras verticais. Outra novidade é o novo para-choque frontal, que assim como no novo BMW X3, ganhou apliques em black piano e entradas de ar laterais na vertical. Na lateral, a única novidade são as novas rodas de liga-leve, que podem ser de 17’’ até 19’’.
Já na traseira, o destaque fica para o novo para-choque traseiro, que traz um aplique esportivo em black piano e saídas duplas de escapamento. Opcionalmente, o BMW Série 3 também conta com os pacotes M Sport e M Sport Pro, que oferecem visual esportivo. Por dentro, o novo BMW Série 3 ganhou novidades importantes. O destaque fica para o grande display retangular que une o painel de instrumentos digital de 12,3’’ e a central multimídia de 14,9’’ na mesma moldura.
O modelo também traz a nova geração do sistema iDrive, que conta com funções de assistente inteligente de voz e pode ser atualizado de forma remota. Além disso, o novo BMW Série 3 ganhou novos botões sensíveis ao toque e um novo botão seletor de marchas. Dentre os equipamentos, o novo BMW Série 3 oferece de série ar-condicionado automático de três zonas, GPS integrado, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além do retrovisor interno antiofuscante.
Sob o capô, o novo BMW Série 3 tem versões a gasolina, a diesel e híbridas na Europa. Dentre as opções, o destaque fica para as configurações híbridas plug-in, que oferecem até 292 cv e alcance 100% elétrico de até 62 km. Outra versão interessante é a 340i, que traz motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha. Assim como nas versões a diesel, ela ganhou um sistema híbrido-leve que oferece 11 cv extras – são 374 cv no total – para melhorar o desempenho e a eficiência do novo BMW Série 3.
No entanto, o sedã também deve manter em alguns mercados as atuais opções de motor, incluindo o motor 2.0 turbo flex de 184 cv e 300 Nm de torque que equipa o 320i produzido no Brasil. Todas as versões do novo BMW Série 3 contam com câmbio automático Steptronic de 8 marchas, e podem ter tração traseira ou integral XDrive, dependendo da configuração.
De acordo com a BMW, as primeiras unidades do novo Série 3 – em versões sedã e perua – devem chegar ao mercado europeu somente em setembro deste ano. Na Alemanha, os preços partem de 43.900 euros (cerca de R$ 228 mil) para o Série 3 sedã e 45.000 euros (R$ 234 mil) para a perua, que não é oferecida no mercado brasileiro. No Brasil, as novidades devem chegar para o sedã somente no início do ano que vem. Produzido em Araquari (SC), o BMW Série 3 atual tem preços a partir de R$ 296.950 na versão 320i GP.