BMW Série 3 chega a 30 mil unidades produzidas no Brasil
Lançado em 2014 e líder entre os carros premium, BMW Série 3 foi o responsável por inaugurar a produção da marca alemã em Araquari (SC)
A BMW do Brasil comemora o sucesso comercial do modelo Série 3. Líder entre os automóveis premium no país, o sedã médio acaba de chegar a marca de 30 mil unidades produzidas na fábrica de Araquari (SC), a primeira da montadora alemã no Brasil. Lançado em 2014, o Série 3 nacional foi o primeiro modelo a sair da linha de produção da fábrica catarinense. A unidade 30 mil do modelo brasileiro é um BMW 320i M Sport na cor Portimão Blue.
Em quase 8 anos de produção local, foram produzidas unidades do BMW Série 3 de sexta e sétima gerações. Em 2015, o sedã ganhou a opção de motor flex, que foi oferecida até a chegada da sétima geração do Série 3, em 2019. No mesmo ano, o modelo também foi o escolhido para ter uma edição especial de aniversário de 5 anos da fábrica – com apenas 24 unidades, em 2019 – o BMW 320i M Sport 5 Years Edition.
“O veículo premium mais vendido no país, um exemplo do puro prazer de dirigir e de tecnologia BMW, é orgulhosamente produzido pelo nosso time, que celebra mais este marco em nossa história de produção no país”, celebra Otávio Rodacoswiski, diretor geral da fábrica do BMW Group em Araquari.
A partir da linha 2021, o BMW Série 3 voltou a oferecer o motor 2.0 turbo flex de 184 cv e 300 Nm de torque, sempre com tração traseira e câmbio automático de 8 marchas. Atualmente, o modelo é produzido no Brasil em sua sétima geração nas versões 320i GP, 320i Sport GP e 320i M Sport e em sete cores: Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Mineral, Sunset Orange, Portimao Blue, Phytonic Blue e Prata Glacial.
Além do Série 3, a fábrica brasileira da BMW também produz atualmente os modelos X1, X3 e X4. Uma das unidades fabris mais modernas da BMW no mundo, a fábrica em Araquari se destaca pelos diversos projetos de redução de energia, água e de emissão de resíduos para descarte. A fábrica também conta com a utilização de energia proveniente de fontes renováveis, promovendo a redução das emissões de CO2 em suas atividades. Para 2022, a previsão é de que a fábrica produza cerca de 10 mil carros, assim como no ano passado.