BMW Série 3 tem atualização que aumenta alcance da bateria
Linha plug-in do BMW Série 3 recebe ganho na autonomia, bem como mudanças pontuais externa e internamente; esportivo M3 também muda
O Série 3, modelo mais vendido da BMW, recebeu atualizações pontuais, que passam longe do design exterior e se concentram na usabilidade, tanto do sedã como na perua Touring. Agora, a diferença está em uma maior autonomia elétrica para os modelos híbridos plug-in (PHEV), bem como uma nova configuração de chassi, por exemplo.
Previstos para chegaram ao mercado europeu em julho, a dupla deve permanecer em linha por mais alguns anos, segurando as pontas até a chegada do novo série 3, antecipado pelo conceito Neue Klass, 100% elétrico, em 2026. Externamente, apenas duas cores foram adicionadas ao catálogo: Arctic Race Blue e Fire Red, ambas metálicas, bem como novas rodas de 19 polegadas, juntas do pacote esportivo M.
Por dentro, há um novo volante esportivo, em couro, com borboletas para troca de marchas, além de novos tecidos e acabamentos. Além dos sistemas ADAS já presentes, adicionam-se câmera de ré, assistente de ré e o sistema de navegação baseado em nuvem. A novidade, entretanto, é só nos modelos plug-in.
Uma vez que os motores puramente a combustão continuam inalterados, os modelos PHEV (330e Sedan e 330e Touring) recebem uma nova bateria, agora com 19,5 kWh e alcance elétrico de até 101 km, segundo o ciclo WLTP.
Ainda não há confirmação se os modelos virão ao Brasil, mas na Europa, seus preços são de 46.400 euros (R$ 261 mil em conversão direta) pelo sedã e de 47.700 euros (R$ 268,3 mil) pela perua.
BMW M3 chega à nova geração com 530 cv
As mudanças não ficaram restritas apenas às versões "normais" do Série 3. O esportivo M3 chega à nova geração junto da perua M3 Touring. Assim, ganha 20 cv a mais em relação ao modelo anterior, agora com 530 cv. Os números vêm do conjunto M TwinPower Turbo 3.0 de seis cilindros em linha, que também entrega 66 kgfm de torque. Para comandar o conjunto, está a transmissão M Steptronic de oito marchas.
Disponíveis em suas versões mais ariscas - Competition Sedan e Competition Touring -, os modelos têm tração integral. Mas podem enviar a força apenas para as rodas traseiras, por meio de um modo Drift, por exemplo.
Além de rápido, o sedã também está mais leve: são menos 34 kg em relação à geração F80, graças ao uso de plástico reforçado com fibra de carbono. O material foi utilizado em partes como splitter dianteiro, entradas de ar, capô, capas dos retrovisores, difusor e até no spoiler, acima da tampa do porta-malas.
Por fim, falando no sedã, ele está à venda no Brasil. Limitadíssimo, chega com apenas 17 unidades, a um preço tão impressionante quanto o esportivo: "singelos" R$ 1.299.950. Resta saber se o mercado nacional terá também acesso à super-perua M3 Competition Touring...