BMW Série 3 tem blindagem certificada em todas as versões
Blindagem BMW Protection segue rigorosos padrões internacionais; Série 3 não perde a garantia de fábrica ao receber a proteção balística
O BMW Protection, programa de blindagem oficial da marca alemã no Brasil, passa a contar com mais um modelo disponível com blindagem certificada. A novidade da vez é o Série 3, modelo premium mais vendido do Brasil em 2021, que está apto a receber a proteção balística em todas as versões 320i, além da plug-in híbrida 330e e a de altíssima performance M3. Além do Série 3, os SAVs X3 e X5 também estão aptos a receberem a blindagem certificada.
O BMW Série 3 é fabricado e blindado no Brasil. O programa é realizado em conjunto com a SBR Blindagens, respeita o nível de blindagem autorizado pelo Exército Brasileiro (NIJ-IIIA), e teve a solução validada pela Engenharia da BMW do Brasil. A blindagem custa R 95 mil, está disponível em toda a rede autorizada da BMW no Brasil e mantém a garantia de fábrica de dois anos para o veículo. A blindagem tem ainda garantia de três anos para a carroceria e cinco anos para os vidros.
Os testes de durabilidade, qualidade, desempenho e segurança foram conduzidos pela engenharia da BMW do Brasil, com participação da SBR Blindagens. Na ocasião, foram realizados centenas de disparos com munições .44 Magnum e 9mm. O teste balístico considerou disparos em ângulos de 45° e 90° visando simular os mais diferentes ataques para oferecer maior segurança aos ocupantes.
Segun do a BMW, além dos testes de resistência balística, o Série 3 passou por diversos testes de qualidade, durabilidade e dinâmica, incluindo o de dirigibilidade, em condições severas, simulando as mais diferentes situações em pista e vias urbanas. O BMW Protection emprega mantas de 12 e 15 camadas de aramida, aço balístico e polietileno, além da rastreabilidade e controle de todos os materiais pelo Exército. O projeto conta ainda com identificações a partir de um QR Code vinculado ao chassi do veículo. Os materiais usados incluem ainda vidros de 19mm, conferindo mais leveza à blindagem.
O projeto também levou em conta o peso bruto dos veículos, conservando a dirigibilidade presente no Série 3, segundo a BMW. Não houve necessidade de intervenções no sistema de frenagem, uma vez que este já é desenvolvido para atuar em plena carga. A montadora alemã informa também que o processo de blindagem teve acompanhamento minucioso pela Engenharia da BMW do Brasil, visando preservar a correta funcionalidade dos sistemas eletrônicas presentes nos veículos, tais como assistente de direção, frenagem de emergência, airbags etc.