BMW Série 5 chega à oitava geração com versão 100% elétrica
Novo BMW Série 5 traz como principal atração a versão i5 totalmente elétrica no topo da gama; tecnologia embarcada é outro destaque
A BMW apresentou na quarta-feira, 24, a oitava geração de sua linha Série 5, que traz como principal destaque a versão i5 totalmente elétrica como modelo topo de gama. A família, contudo será disponibilizada em todo o mundo também com opções de motor a gasolina, a diesel, híbridos Plug-In e híbridos leves, de acordo com a montadora.
Visualmente, o novo Série 5 é caracterizado pelo novo padrão de design da marca, com grade e conjunto óptico redesenhados. LEDs em posição quase vertical atuam como luzes de condução diurna e indicadores de direção (setas). Opcionalmente, a grade pode ter contorno iluminado.
Vale lembrar que todas as versões da nova Série 5 foram projetadas e serão construídas sobre a plataforma modular CLAR, já que a inédita Neue Klasse só deve estrear em 2025.
O novo modelo tem chegadas às concessionárias europeias prevista para outubro deste ano, mas ainda não foi anunciado quando ele passará a ser importado para o Brasil.
O BMW Série 5 de oitava geração tem dimensões externas significativamente maiores em relação ao modelo anterior, apresentando agora comprimento de 5,06 m (mais 97 mm) e largura de 1,90 m (mais 32 mm). Para acomodar a bateria na versão elétrica, a altura também aumentou 36 mm para os 1,52 m. Os 2,99 m de entre-eixos devem se refletir em mais conforto, já que representam aumento de 20 mm.
Na cabine, o painel do novo BMW Série 5 conta com duas telas, uma com 12,3” e a outra com 14,9”, sendo que a primeira funciona como quadro de instrumentos e a segunda a central multimídia.
Esta, aliás, utiliza o sistema iDrive 8.5, que, de acordo com a BMW, é uma interface mais intuitiva com a função QuickSelect, que consiste de um grupo de atalhos para a tela principal que dispensa a utilização de submenus.
O porta-malas é capaz de acomodar 520 litros nas versões com motores a combustão e híbrida Plug-In e 490 litros no elétrico i5. Os bancos traseiros podem ser rebatidos na configuração 40/20/20.
Com relação aos conjuntos motrizes, o novo Série 5 será oferecido com opções a gasolina (com 208 cv) e a diesel (197 cv), além de um híbrido leve com câmbio automático de oito marchas. Em meados do próximo ano, o catálogo vai ganhar duas opções híbridas Plug-In, além de outra configuração com motor a diesel de seis cilindros.
Por fim, o elétrico i5 vai contar com duas versões: eDrive40 e M60 xDrive. O primeiro possui tração traseira e conta com 340 cv e 430 Nm à disposição, com função Sport Boost e Launch Control. A BMW afirma que o modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos e de atingir 193 km/h de velocidade máxima.
Já o BMW i5 M60 xDrive tem desempenho esportivo, como todos os modelos M e conta com dois motores – um em cada eixo – proporcionando tração elétrica nas quatro rodas. O torque é de até 820 Nm quando a função M Sport Boost ou M Launch Control é ativada, e isso permite ao BMW i5 M60 acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 230km/h.
A BMW informa que, de acordo com o ciclo WLTP, a autonomia varia de 455 km até 516 km para o BMW i5 M60 xDrive e de 477 km até 582 km para o BMW i5 eDrive40. Graças à nova função Max Range, o alcance pode ser aumentado em até 25%, se necessário, limitando a potência e a velocidade e desativando as funções de conforto.