BMW vai vender SUV 100% elétrico iX3 no Brasil em 2022
Com alcance elétrico de até 460 km, novo BMW iX3 se junta aos modelos iX e i4 na ofensiva elétrica da marca no mercado brasileiro em 2022
Com foco cada vez maior em eletrificação, a BMW já tem mais um modelo 100% elétrico confirmado para o Brasil. A montadora alemã anunciou oficialmente nesta terça-feira (16) que trará o SUV elétrico iX3 para o país já no primeiro semestre deste ano. Versão elétrica do BMW X3, o novo iX3 se juntará aos modelos i4 e iX – este último já em pré-venda – na ofensiva elétrica da marca no mercado brasileiro em 2022.
Reestilizado em 2021, o BMW iX3 combina a plataforma SAV do BMW X3 ao sistema eDrive de quinta geração. O visual tem algumas diferenças em relação ao SUV a combustão, como a grade duplo-rim com design fechado e os detalhes em azul pela carroceria. Por dentro, o destaque fica para a central multimídia de 12,3’’ com suporte às funções Apple CarPlay e Android Auto.
Equipado com baterias de 74 kWh, o novo BMW iX3 tem alcance de até 460 km com uma carga completa. O modelo também pode ser recarregado de forma rápida. Com uma corrente contínua de 150 kW, a recarga de 0 a 80% demora apenas 35 minutos. O motor, 100% elétrico, oferece 286 cv de potência e 400 Nm de torque. O SUV elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h limitada eletronicamente.
“O mercado de veículos premium brasileiro será ao menos 50% elétrico no fim dessa década e seguiremos liderando a transformação da mobilidade no país, com a introdução de modelos alimentados exclusivamente por baterias. Continuaremos nossa estratégia de foco no cliente, sempre nos reinventando e surpreendendo nossos consumidores”, afirma Aksel Krieger, CEO e Presidente do BMW Group Brasil.
Além do lado ambiental, o foco em eletrificação também tem explicação comercial. Somente em 2021, a BMW registrou um crescimento de 162% nas vendas de veículos eletrificados. No último ano, foram emplacadas 2.661 unidades de elétricos e híbridos plug-in. Hoje, cerca de 20% das vendas da BMW são compostas por veículos eletrificados. Em vendas gerais, a marca BMW cresceu 16,8%, com 14.552 unidades vendidas em 2021.
No caso da inglesa Mini, que lançou o modelo Cooper S E no ano passado, os eletrificados correspondem atualmente a 40% das vendas da marca no Brasil, um dos maiores percentuais globais. Além do hatch elétrico, a Mini também oferece no país o crossover Countryman em configurações híbridas plug-in. Em vendas gerais, a Mini cresceu 9%, e registrou 1.418 unidades vendidas no último ano.
Para 2022, o grupo BMW projeta um crescimento de dois dígitos em vendas, acima do mercado geral. Para isso, pretende lançar 30 novos modelos, divididos entre as marcas BMW, Mini e BMW Motorrad – divisão de motocicletas da marca alemã. A fábrica de Araquari (SC), que faz atualmente os modelos X1, X3, X4 e Série 3, ainda não tem previsão de produzir carros eletrificados.