Brasil é o 2º pior país do mundo para dirigir um carro
A baixa qualidade das estradas e o alto nível de congestionamento são um dos principais problemas, segundo o estudo
O Brasil é o segundo pior do mundo para dirigir. O país fica atrás somente da Rússia, que está em primeiro no ranking mundial. É o que revela um estudo divulgado pela plataforma de cupons de desconto CupomValido.com.br com dados da OCDE e Compare The Market.
Para a elaboração do ranking, foram considerados 4 fatores: o custo de manutenção do carro em relação a renda, o nível de congestionamento, o índice de qualidade das estradas e o índice de mortalidade no trânsito.
Os piores países para dirigir
A Rússia é o pior país do mundo para se dirigir. O país possui o pior índice de qualidade das estradas (2,9) e o pior nível de congestionamento (37%) dentre todos os países. Além disso, o índice de mortalidade é um dos mais altos (12). Ao combinar estes três fatores, faz com que o país se torne o líder do ranking.
O Brasil segue em segundo da lista, principalmente pela baixa qualidade das estradas (3,1) e pelo alto nível de mortalidade no trânsito (16 a cada 100 mil pessoas). Além disso, o alto nível de congestionamento (28%) e alto custo de manutenção em relação à renda (26%), também foram fatores relevantes que levaram o país para a segunda posição da lista.
Em seguida no ranking dos piores países, estão: México, África do Sul e Irlanda, respectivamente.
Os melhores países para dirigir
A Dinamarca é o melhor país para dirigir do mundo. Ela possui um dos menores índices de mortalidade no trânsito, apenas 3,7 a cada 100 mil pessoas. Além de possuir estradas de alta qualidade (5,5) e baixo nível de congestionamento (18%).
Já os Estados Unidos fica em segundo lugar no ranking, principalmente pelo baixo nível de congestionamento (14%) e pelo baixo custo de manutenção (o menor dentre todos os países).
Holanda, Portugal e França, finalizam o ranking dos 5 melhores países, respectivamente.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.