Brasil já tem 21 picapes e a disputa é feroz em quatro segmentos
Silverado, Hilux, Toro e Strada são as picapes dominantes no ano; veja como está o cenário do primeiro semestre
Uma rápida olhada no ranking de picapes vai apontar Fiat Strada, Fiat Toro e Toyota Hilux como casos de sucesso no Brasil. Mas o mercado vai muito além desses três modelos e existe uma disputa feroz por espaço, inclusive com mudanças de categoria e novas propostas.
O mercado brasileiro já tem 21 picapes e as chinesas nem chegaram ainda – podemos esperar para os próximos meses um modelo novo da BYD, um da GWM e um da JAC, se não vier alguma surpresa da Chery. Isso sem contar os planos futuros da Toyota, da Kia e até as improváveis cartadas da Hyundai e da Honda neste segmento.
Por isso, vale a pena analisar como estão indo as vendas das picapes este ano, pois já estamos chegando ao final do primeiro semestre. A grande vencedora é a Silverado, da Chevrolet, que estreou derrubando as tradicionais picapes da Ram e da Ford. Acompanhe abaixo a divisão de força em cada segmento de picapes, em ordem de colocação no ranking geral, começando pelos segmentos mais caros e terminando com os mais acessíveis.
Picapes Grandes
- 14º CHEVROLET SILVERADO - 783
- 15º RAM CLASSIC - 691
- 16º RAM 3500 - 689
- 17º RAM 1500 - 559
- 18º RAM 2500 - 548
- 21º FORD F-150 - 217
Análise – Estreia impactante do Chevrolet Silverado, mostrando que a GM tinha ouro nas mãos e demorou para agior, cedendo terreno para os modelos da Ram e da Ford. Grande oferta de modelos da Ram fortacele a marca como especialista em picapes. Todas as picapes deste segmento são importadas.
Picapes Médias
- 4º TOYOTA HILUX - 18.394
- 6º CHEVROLET S10 - 10.163
- 7º FORD RANGER - 9.741
- 10º MITSUBISHI L200 - 4.725
- 11º NISSAN FRONTIER - 4.537
- 12º VOLKSWAGEN AMAROK - 1.696
- 19º FIAT TITANO - 353
Análise – Domínio tranquilo do Toyota Hilux e disputa acirrada entre dois modelos oriundos dos Estados Unidos: Chevrolet S10 e Ford Ranger. Incógnita sobre qual será o tamanho do Fiat Titano neste segmento, pois a estreia da picape foi prejudicada pela greve em dois órgãos federais de importação. Só a S10 e a L200 são fabricadas no Brasil.
Picapes Compactas
- 3º FIAT TORO - 18.429
- 5º CHEVROLET MONTANA - 10.655
- 8º RAM RAMPAGE - 9.407
- 9º RENAULT OROCH - 5.368
- 13º FORD MAVERICK - 1.114
- 20º JEEP GLADIATOR - 327
Análise – Liderança incontestável do Fiat Toro, que segue sendo a melhor ideia de automóvel deste século no Brasil. Grande presença do Ram Rampage, que pode roubar a vice-liderança do Chevrolet Montana, que decepciona pelas vendas modestas.
Picapes Pequenas
- 1º FIAT STRADA - 49.050
- 2º VOLKSWAGEN SAVEIRO - 21.295
Análise – Aqui estão os dois modelos mais vendidos no geral: Fiat Strada e VW Saveiro. A Nova Strada,além disso, é tricampeã nacional de vendas e disputa o tetracampeonato este ano. Saveiro carece de mudanças mais profundas para disputar o mercado, mas parece que a Volkswagen já desistiu dessa briga e vai mesmo investir num modelo inédito para a categoria superior (anti-Toro).
Ranking geral Jan-Mai/2024
1º FIAT STRADA - 49.050
2º VOLKSWAGEN SAVEIRO - 21.295
3º FIAT TORO - 18.429
4º TOYOTA HILUX - 18.394
5º CHEVROLET MONTANA - 10.655
6º CHEVROLET S10 - 10.163
7º FORD RANGER - 9.741
8º RAM RAMPAGE - 9.407
9º RENAULT OROCH - 5.368
10º MITSUBISHI L200 - 4.725
11º NISSAN FRONTIER - 4.537
12º VOLKSWAGEN AMAROK - 1.696
13º FORD MAVERICK - 1.114
14º CHEVROLET SILVERADO - 783
15º RAM CLASSIC - 691
16º RAM 3500 - 689
17º RAM 1500 - 559
18º RAM 2500 - 548
19º FIAT TITANO - 353
20º JEEP GLADIATOR - 327
21º FORD F-150 - 217