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Brasil terá 7 novos SUVs compactos inéditos até 2026

Chevrolet, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep, Toyota e Volkswagen já têm projetos em andamento; esses modelos serão híbridos e chegam até 2026

23 jul 2024 - 16h39
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Os SUVs deram a tônica da última década na indústria de carros, confirmando a tendência de dominação da categoria no mercado global.

Só neste primeiro semestre de 2024 os utilitários esportivos responderam por 47,49% dos veículos novos no Brasil - quase metade dos emplacamentos. Foram 403.108 modelos de janeiro a junho, com destaque para o segmento de compactos, que detém a maioria das vendas.

Resta às montadoras disputarem um segmento cada vez mais povoado e diverso. Para isso, nos próximos dois anos, a categoria vai crescer.

Chevrolet, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep, Toyota e Volkswagen trabalham em seus futuros modelos, todos a serem lançados até 2026, com produção local. Estes novatos vão se juntar aos mais de 20 já à venda no segmento.

Parte desses carros vai atacar a faixa ocupada por hatches e sedãs compactos nas versões automáticas. Atualmente, só um SUV tem preço logo acima de R$ 100 mil: o Fiat Pulse, com valor inicial de R$ 104.990. Em seguida aparece o Renault Kardian, recente lançamento a marca, a partir de R$ 112.790.

Os demais vão disputar a preferência do consumidor com os SUVs compactos a partir de R$ 120 mil, como Chevrolet Tracker, Citroën Aircross, Fiat Fastback, Volkswagen Nivus, Honda HR-V, Hyundai Creta e VW T-Cross, entre outros.

SUV do Onix

Com produção em Gravataí (RS) a partir de 2026, o novo SUV de entrada será baseado na linha Onix. O "Projeto Carbon", revelado pelo Autos Segredos, terá a mesma base do hatch, mas com modificações para ganhar altura e musculatura de SUV.

O desenho terá a estética atual da marca, com faróis divididos e luzes diurnas de LEDs na parte superior, integradas à grade. Já a mecânica terá motores 1.0 flex aspirado e turbo, bem como uma inédita opção híbrida.

Volkswagen Taigun

A filial brasileira da marca trabalha em um novo SUV de entrada mais barato que Nivus e T-Cross. Por enquanto, o modelo não tem nome e é chamado de "Projeto VW 246".

Alguns apostam na volta do nome "Gol", mas a própria montadora negou. O modelo terá a mesma base MQB-A0 de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Assim, irá compartilhar inúmeros componentes, incluindo a mecânica - que, a exemplo do Chevrolet Carbon, terá versões 1.0 a combustão, turbo e híbrida.

O nome Taigun remete ao SUV homônimo que a VW mostrou no Salão de São Paulo de 2012. O protótipo foi feito sobre a base do Up!, mas o hatch saiu de linha e aquele projeto nunca saiu do papel. Agora vai.

Fiat Uno Turbo

A Fiat revelou recentemente o novo Grande Panda na Itália. Desde então, fãs e especialistas começaram a apontar o modelo como um novo Uno. Normal, já que o Fiat Panda deu origem ao Uno brasileiro.

O fato é que a marca ainda não se pronunciou a respeito e mantém sigilo. Seja como for, o Grande Panda é o novo carro global de entrada para mercados emergentes e será feito em Betim (MG) a partir de 2026. O hatch com estilo de SUV também terá versões a combustão e micro-híbrida. Aliás, ele pode trazer de volta o Uno Turbo.

Hyundai Venue

A Hyundai vem disputando mês a mês a liderança do segmento de SUVs compactos com o Creta. Pois a marca terá um novo SUV de entrada menor, derivado da linha HB20.

O modelo virá com a nova geração do hatch, esperada para 2025. A produção será em Piracicaba (SP) e o futuro SUV terá o motor 1.0 turboflex e também opção híbrida-leve, com sistema similar ao do Kia Stonic, que utiliza bateria de 48V.

O lançamento será daqui a dois anos, com visual inspirado na nova geração do Kona, que tem o atual desenho mais moderno da Hyundai. O nome é uma incógnita. Na Índia, o Venue é o SUV de entrada. O modelo, aliás, já foi flagrado no Brasil.

Jeep Avenger

A Stellantis confirmou recentemente que vai produzir um novo modelo na fábrica de Porto Real (RJ), onde produz os Citroën C3 e Aircross. E de onde sairá o SUV-cupê Basalt.

Embora não tenha revelado que carro é, o modelo em questão deverá ser o Jeep Avenger, novo SUV de entrada global da marca. Ele utiliza a plataforma CMP da Citroën e, por isso, tem versões a combustão, híbrida e 100% elétrica.

Ou seja, sob medida para substituir o atual Renegade, que continua entre os SUVs compactos mais vendidos, mas já está há oito anos em produção. O Jeep Avenger deve estrear em 2025.

Honda WR-V

Mesmo com o HR-V em alta nas vendas, a Honda perdeu competitividade após tirar de linha o Fit e o Civic, em 2021. Os últimos dois anos foram amargos para a marca, que, para mudar o jogo, vai trazer de volta o WR-V, seu SUV de entrada.

Antes derivado do Fit, o novo modelo agora tem a mesma plataforma da linha City, da qual vai compartilhar componentes e mecânica. O novo WR-V chega em 2025 e deve estrear a tecnologia híbrida flex da Honda para os modelos nacionais.

O motor 1.5 flex ganhará eletrificação para ficar mais eficiente e cumprir os novos limites de emissões. A marca também confirmou o posicionamento: o modelo terá preço abaixo do HR-V e próximo ao da linha City, entre R$ 120 mil e R$ 150 mil.

Toyota Yaris Cross

Confirmado no Brasil no fim de 2023, o inédito Yaris Cross será o SUV de entrada da marca, abaixo do Corolla Cross. O modelo será feito em Sorocaba (SP) sobre a plataforma DNGA, versão mais simples da base TNGA, usada por Corolla Cross e Corolla sedã.

Já o conjunto híbrido será diferente do atual, que se baseia no motor 2.0 flex. Assim, deverá ter o 1.5 flex da linha Yaris, com melhorias para cumprir as leis de emissões.

Além disso, diferente dos SUVs compactos de entrada, o Yaris Cross vai combinar motores a combustão e elétrico - será um híbrido completo (HEV) e não micro-híbrido. Por isso, vai concorrer com Creta, HR-V e T-Cross, com preços a partir de R$ 140 mil.

Foto: Monitor do Mercado
Estadão
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