Brinquedo para poucos: Porsche apresenta novo 911 GT3 RS
Modelo destinado apenas às competições possui motor de 525 cv e já pode ser encomendado no Brasil por R$ 1,769 milhão
A Porsche apresentou, na Alemanha, a nova versão de seu bólido destinado às competições de longa duração em todo o mundo, o 911 GT3 RS. Contando com um motor boxer de seis cilindros e aspiração natural, o modelo dispõe de 525 cv e diversos itens para melhorar seu desempenho nas pistas.
O arrefecimento do novo Porsche 911 GT3 RS, por exemplo, foi otimizado com a adoção de um único radiador central posicionado na dianteira, em vez dos três (dois laterais e um central) usados anteriormente. Isso, segundo a montadora, permitiu aproveitar o espaço liberado nas laterais para integrar elementos aerodinâmicos ativos.
Os elementos do aerofólio ajustável continuamente na frente e no aerofólio traseiro de duas peças, combinados a diversas outras medidas aerodinâmicas, oferecem 409 kg de pressão aerodinâmica a 200 km/h. Isso significa que o novo 911 GT3 RS gera duas vezes mais força de sustentação negativa que seu antecessor da geração 991.2 e três vezes mais corrente do que o atual 911 GT3 (geração 992). A 285 km/h, a carga aerodinâmica total é de 860 kg.
A aparência do novo 911 GT3 RS é caracterizada por um grande número de elementos aerodinâmicos funcionais. O recurso mais notável do carro esportivo GT é o aerofólio traseiro tipo pescoço-de-ganso, significativamente maior em todas as dimensões.
O 911 GT3 RS oferece três modos de condução: Normal, Sport e Track. No modo Track, as configurações básicas podem ser ajustadas individualmente. Dentre outras configurações, a carga de amortecimento dos eixos dianteiro e traseiro podem ser ajustadas separadamente e em vários estágios.
O motor de 4.0 litros, de altas rotações, foi ainda mais otimizado comparado ao 911 GT3. O aumento na potência para 525 cv foi obtido por meio de novas árvores de comando de válvulas com perfis de came modificados.
O câmbio PDK de sete marchas tem uma relação geral mais curta que o do 911 GT3. As entradas de ar posicionadas na parte inferior do veículo garantem que a transmissão possa sustentar uma condição de uso extremo em pista.
O Porsche 911 GT3 RS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 296 km/h na sétima marcha. O novo 911 GT3 RS já está disponível para encomendas no Brasil e tem preço público sugerido de R$ 1.769.000,00.