Pela proximidade e pela parceria comercial, o salão do automóvel de Buenos Aires apresentou algumas novidades que devem chegar em breve ao mercado brasileiro. De compactos a esportivos, os lançamentos começam a aparecer no País a partir de julho e se estenderão até 2014.
Já em julho, a Peugeot colocará no Brasil a versão renovada do RCZ – seu modelo mais caro da gama, atualmente com preço sugerido de quase R$ 130 mil. No mesmo mês, devem chegar a nova Classe E da Mercedes-Benz nas versões sedã e coupé. Ainda no próximo mês será apresentado no Brasil o New Fiesta 2014 na versão sedã.
Agosto é o mês do invocado E 63 AMG, com motor V8 biturbo de 557 cavalos de potência, que tem capacidade de acelerar o veículo até 100 km/h em 4s2. Em setembro é a vez do C4 Lounge, que deve incomodar o domínio dos sedãs Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze. O modelo será fabricado na Argentina e terá duas opções de motores (THP e 2.0 l).
O segundo semestre ainda guarda algumas novidades, como os sedãs da Nissan: primeiro o Sentra, seguido pelo Altima mais para o final do ano. A Ford também colocará no mercado nacional o Ford Focus que será produzido na Argentina, enquanto a Volkswagen aparece com a Amarok modelo 2014. No último trimestre, a Chevrolet promete trazer a nova versão Camaro SS.
Para o próximo ano a lista pode ser extensa, mas confirmados mesmo estão o Renault Logan, que ganhou novo visual, e o Peugeot 208 GTI, que deve ser importado. Também é provável a chegada do Chevrolet Tracker, para concorrer com o EcoSport. A Volkswagen não confirma ainda a venda ou produção nacional do compacto Up! e da sétima geração do Golf.
No entanto, os brasileiros que forem visitar o evento da capital argentina vai se desapontar com o número de lançamentos que ainda estão longe do alcance. Por outro lado, os “hermanos” conheceram agora Peugeot 208, Toyota Etios, Nissan Versa, Ford New Fiesta 2014 e Honda Civic 2013.