BYD acerta com Lula e vai fabricar carros elétricos na Bahia
Carros elétricos chineses serão produzidos na fábrica em Camaçari, na Bahia, após encontro entre Lula e a BYD
A montadora chinesa BYD vai produzir carros elétricos em Camaçari, na Bahia, cidade na qual a Ford tem sua fábrica desativada. Os detalhes foram acertados com o presidente Lula, segundo informou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), em seu perfil no Twitter. O anúncio oficial será feito na próxima terça, dia 4.
As negociações estavam emperradas desde que a Ford decidiu aumentar o valor que já estava negociado com a BYD, que então propôs ao governo fabricar carros elétricos em outro local. Os detalhes da operação não são conhecidos.
Segundo o governador da Bahia, “o presidente se colocou à disposição de estudar um financiamento via BNDES ou alguma linha factível para que o governo possa estimular tanto a produção quanto o consumo”, informou a Agência Estado.
“Na próxima terça (04), anunciaremos, junto com a montadora, a nova fábrica de carros elétricos em Camaçari, já apresentando o calendário de implantação e todos os detalhes que vão trazer mais emprego e renda para baianas e baianos”, escreveu. Jerônimo Rodrigues.
No vídeo, o governador da Bahia informa que a BYD vai detalhar os modelos que serão produzidos, que vão desde veículos comerciais até veículos leves, como o BYD Dolphin, lançado em São Paulo na última quarta, 28. Mas a BYD pode apostar em um modelo ainda mais acessível, como Seagull.
Existe expectativa no mercado de que a presença de um forte fabricante chinês no segmento de carros elétricos a bateria estimule a concorrência a acelerar o desenvolvimentos dos chamados BEVs (Battery Electric Vehicles).