BYD bate recorde e tem estratégia de engolir Nissan, Honda e Jeep
Com 10 mil vendas no mês, 77 mil no ano e foco em carros plugáveis, BYD vai para cima de Nissan, Honda e Jeep
A BYD cresceu 328% em volume no Brasil em 2024, alcançou seu recorde de 10 mil vendas mensais em dezembro, fechou o ano com 77 mil registros e tem estratégia firme para superar Nissan, Honda e Jeep.
A montadora chinesa tem uma estratégia: tornar-se rapidamente uma das cinco maiores do Brasil. Para isso, utiliza uma tática: ganhar terreno de marcas lentas na estratégia de eletrificação, especialmente no segmento SUV. Por isso, as japonesas Nissan e Honda e a americana Jeep são os primeiros alvos dos executivos da BYD.
Contra as japonesas, a BYD ataca em todas as frentes e faz volume com modelos elétricos, como Dolphin e Dolphin Mini, inexistentes no portfólio da Nissan e da Honda. Contra a Jeep a BYD aposta nos SUVs híbridos plug-in Song Plus e Song Pro, tornando-se uma opção mais ecológica e acessível a modelos como Compass e Commander.
Enquanto a BYD investiu num SUV híbrido plug-in mais acessível e mais econômico, o Song Pro (capaz de fazer facilmente 20 km/l de gasolina), a Jeep optou por lançar modelos mais caros e potentes da dupla Compass e Commander, as versões Blackhawk a gasolina de 272 cv.
A Jeep quase perdeu a liderança para o Toyota Corolla Cross e teve que reduzir em R$ 30.000 o preço do Compass Sport para se recuperar. Mesmo assim, a Jeep recuou -4,46% no ano e -7% em dezembro. A BYD cresceu +25% em dezembro e ficou apenas 182 carros atrás da Jeep.
Com 76.713 veículos emplacados ao longo do ano, a BYD registrou um crescimento de 327,7% em relação aos 17.937 emplacamentos acumulados em 2023.
A cada 4 carros híbridos vendidos no Brasil, 1 é da da BYD. Entre as quatro versões da linha Song, 5.239 unidades foram comercializadas apenas no último mês do ano, possibilitando pela primeira vez ultrapassar o Jeep Compass.
O sedã médio BYD King registrou 1.950 unidades das versões GL e GS em dezembro. Aos poucos, vai ganhando espaço na categoria C-Sedan com exclusivos híbridos plug-in.
“Estamos oferecendo aos brasileiros veículos que atendem às suas expectativas de qualidade e eficiência, ao mesmo tempo em que promovemos a transição para um futuro mais limpo e tecnológico para todos”, disse Alexandre Baldy, Vice-Presidente da BYD Auto Brasil.
Quando se fala em veículo 100% elétrico, a BYD tem a incrível marca de 7 em cada 10 veículos vendidos no Brasil nessa categoria.
O Dolphin Mini se tornou o carro elétrico mais comercializado no país, com 21.945 unidades nas ruas. O BYD Dolphin caiu bastante, mas foi o segundo mais vendido entre todos os elétricos, com 11.491 unidades.