BYD divulga avanços nas obras de fábrica brasileira após polêmica
BYD contrata construtora brasileira e rescinde com Jinjiang após polêmica de abusos trabalhistas e espera iniciar produção de carros em 2025
A BYD anunciou uma série de ações para as obras de sua fábrica em Camaçari (BA). Em nota divulgada à imprensa nesta quinta-feira, 16, a montadora afirmou ter contratado uma construtora brasileira para realizar as adequações nas obras da fábrica de Camaçari. A empresa fará os ajustes necessários para que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) suspenda os embargos parciais e a obra seja totalmente retomada.
Os detalhes da nova construtora como nome da empresa e o plano de ação serão divulgados nos próximos dias. A substituição da construtora Jinjiang ainda está sendo estudada. Além disso, a BYD também criou um comitê de compliance para acompanhar de perto a conclusão da obra.
A primeira reunião aconteceu na última quarta-feira, 8, quando o comitê foi oficialmente instituído e a segunda aconteceu na manhã desta quinta-feira, 16. Ele é formado por representantes da BYD, escritórios de advocacia, especialistas em direito trabalhista e segurança do trabalho, além de um consultor independente, que estão se reunindo periodicamente para acompanhamento e cumprimento da legislação brasileira.
O grupo também atua na implementação de melhorias nos processos durante todas as etapas da construção do complexo fabril. Eles são responsáveis, também, por avaliar as condições de trabalho, alimentação, segurança e moradia dos funcionários terceirizados. A BYD afirma que o comitê tem total liberdade para atuar na correção de qualquer eventual problema que possa surgir.
Atualmente, as obras na fábrica de Camaçari seguem em andamento, respeitando os embargos parciais do MTE. A Fase 1.1 do cronograma que prevê a produção local no sistema SKD vai começar ainda durante o ano de 2025. Os demais detalhes da construção estão sendo reavaliados e serão divulgados oportunamente. A marca pretende gerar até 20 mil empregos e investirá R$ 5,5 bilhões na fábrica.
“Assim que detectamos os problemas com as construtoras contratadas para realizar a obra, reforçamos a fiscalização e exigimos todas as correções necessárias, sempre priorizando o cuidado com os trabalhadores”, afirma a BYD, em nota oficial. Além da fábrica de carros em Camaçari, a marca chinesa também pretende atrair fornecedores para a região baiana.
A marca também destacou os seus 14 anos de atuação no Brasil e os mais de 1.000 colaboradores no país trabalhando nas fábricas de chassis de ônibus e painéis solares em Campinas (SP), além da fábrica de baterias em Manaus (AM). Na audiência com as autoridades no último dia 7 de janeiro, foram apresentadas diversas medidas tomadas pela BYD.
O contrato com a Jinjiang já foi rescindido e todos os trabalhadores mencionados na notificação de 23 de dezembro retornaram à China. A Jinjiang informou que realizou o pagamento de todas as verbas rescisórias, de acordo com as exigências das autoridades brasileiras. No momento, todos os demais trabalhadores estrangeiros estão hospedados em hotéis.
Novas moradias estão sendo selecionadas para os que ficarem no país a trabalho e deverão seguir todas as normas brasileiras. Todos os trabalhadores das construtoras contratadas para a obra agora almoçam no refeitório e recebem as refeições de acordo com as regras trabalhistas. O espaço é o mesmo usado pelos colaboradores da BYD em Camaçari.