BYD Dolphin elétrico e Song híbrido serão fabricados na Bahia
Montadora chinesa já definiu quais serão seus primeiros carros produzidos na fábrica de Camaçari a partir de 2024
A BYD já definiu quais serão os primeiros carros que vai produzir na nova fábrica de Camaçari, na Bahia. O primeiro carro elétrico será o Dolphin e o primeiro híbrido será o Song Plus. A informação foi dada ao Guia do Carro por uma fonte ligada à montadora chinesa.
Oficialmente, a BYD não informa quais serão os primeiros modelos escolhidos para produção nacional a partir do segundo semestre de 2024. A montadora chinesa vai fabricar ao mesmo tempo três fábricas na mesma cidade em que a Ford abandonou a produção nacional.
O anúncio foi feito em Salvador, num evento que teve a participação do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). O governo baiano disse que vai intervir junto à Ford para fechar as negociações, mas que, se não houver acordo, cederá uma área em Camaçari para a BYD levantar suas três fábricas.
Com a produção nacional, o BYD Dolphin elétrico pode ficar ainda mais acessível do que é hoje, quando já tem preço similar ao Renault Kwid E-Tech (cerca de R$ 150 mil), apesar de ter um porte maior e mais atributos técnicos.
O BYD Dolphin mede 4,125 m e tem ótimos 2,700 m de entre-eixos (igual ao Toyota Corolla), o que lhe garante maior espaço interno do que o Renault Kwid elétrico, que tem 3,734 m de comprimento e 2,423 m de entre-eixos.
Em seu perfil no Instagram, o especialista Adriano Resende, ex-Fiat, fez a seguinte análise: “Para trabalhar o caráter confiabilidade a BYD foi firme na direção do bolso do cliente. E não estou falando de preço do veículo. Falo aqui da Garantia”.
Segundo Resende, o Dolphin importado tem garantia de 5 anos ou 200.000 km para o carro e de 8 anos sem limite de quilometragem para a bateria. Já o O Kwid elétrico tem 3 anos de garantia para o carro e de 8 anos para a bateria com limite de 120.000 km. “Tudo certamente para deixar seu comprador sossegado”, afirmou Resende.
Para dar uma ideia do sucesso do BYD Dolphin ainda como carro importado, ele já atingiu 1.000 encomendas, segundo a fonte. Por isso, a escolha do Dolphin é natural. Quanto ao pequeno BYD Seagull, ele será lançado antes da inauguração das fábricas na Bahia, mas não há planos imediatos de produção para o modelo de entrada.
Já o BYD Song Plus, que é um híbrido plug-in, vai brigar diretamente com o Haval H6 PHEV, da também chinesa GWM, que ainda não decidiu produzir o carro localmente. Vai lançar primeiramente uma picape Poer e um SUV de carroceria sobre chassi da marca Tank.
Atualmente, como importado, o BYD Song Plus híbrido plug-in custa R$ 269.990 e faz 15,6 km de gasolina na cidade. Ele utiliza dois motores: um elétrico de 132 kW (ou 170 cv) e um 1.5 a combustão de 81 kW (ou 110 cv).