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BYD Dolphin Plus é o primeiro chinês 5 estrelas no Latin NCAP

Vendido apenas no Brasil, BYD Dolphin Plus também é o primeiro carro feito na China a conquistar a nota máxima no crash test do Latin NCAP

17 dez 2024 - 11h37
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BYD Dolphin Plus no crash test do Latin NCAP
BYD Dolphin Plus no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O Latin NCAP divulgou nesta terça-feira, 17, o resultado da oitava e última rodada de testes de 2024. Desta vez, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe avaliou o BYD Dolphin Plus, que obteve cinco estrelas no crash test da entidade. O modelo é o primeiro veículo elétrico e o primeiro carro chinês a obter a nota máxima do Latin NCAP.

O BYD Dolphin Plus, produzido na China, obteve cinco estrelas. Ele oferece 7 airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) como equipamento padrão, e obteve 92,60% de proteção para Ocupante Adulto, 93,17% para Ocupante Infantil, 77,03% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 85,17% para Assistência à Segurança.

O modelo, que atualmente só é vendido no Brasil, foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis da Estrada (VRU), AEB Cidade, AEB Interurbano, Sistema de Suporte de Pista (LSS), Sistema de Assistência à Segurança (SAS) e Detecção de Ponto Cego (BSD).

BYD Dolphin Plus no crash test do Latin NCAP
BYD Dolphin Plus no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

De acordo com o Latin NCAP, o BYD Dolphin Plus apresentou, em geral, bom desempenho com estrutura e espaço para os pés estáveis e proteção adequada para o peito do adulto no impacto frontal. O modelo mostrou boa proteção geral no impacto lateral e proteção marginal do tórax no impacto lateral de poste, boa proteção para ocupantes crianças e bons sistemas ADAS com um volume completo de unidades equipadas como padrão. 

A proteção passiva para pedestres poderia ser melhor, mas combinada com a frenagem autônoma, o carro apresentou bons resultados. O modelo oferece sistemas de leitura e reconhecimento de faixas, mas o desempenho não foi bom o suficiente para marcar pontos. O modelo não oferece o Sistema de Assistência à Segurança (SAS) com configurações manuais.

Já o desempenho do Assistente Inteligente de Velocidade (ISA) não foi bom o suficiente para ganhar pontos. O modelo foi avaliado como uma decisão voluntária do fabricante e o resultado só é válido para o modelo Dolphin Plus. Considerado um modelo à parte, o Dolphin Plus oferece itens de segurança extras em relação ao Dolphin GS e ao Dolphin Mini.

BYD Dolphin Plus no crash test do Latin NCAP
BYD Dolphin Plus no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O Latin NCAP avalia a versão mais básica do equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores comprem versões equipadas com tecnologias ADAS testadas e de bom desempenho, que, nesse caso, são instaladas como padrão.

“Parabéns à BYD por se tornar o primeiro fabricante chinês, o primeiro veículo fabricado na China e o primeiro veículo elétrico a obter cinco estrelas no Latin NCAP. Esse resultado representa um marco para o Programa, já que os carros chineses são questionados há muito tempo por seus baixos padrões de segurança, de acordo com os resultados dos testes do Latin NCAP”, destacou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

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