BYD Dolphin Plus ou Yuan Pro? Veja o que cada um oferece
Modelos da marca chinesa têm valores muito próximos e se enfrentam em nosso comparativo técnico. Um entrega potência; o outro, espaço
O mais recente lançamento da BYD no Brasil é o Yuan Pro. O SUV compacto 100% elétrico chegou para disputar vendas com Honda HR-V, Hyundai Creta e VW T-Cross, três dos SUVs mais vendidos do país em 2024.
Entretanto, na própria marca, outro elétrico pode entregar contéudos parecidos: o Dolphin Plus. Qual deles vale o seu dinheiro? Confira o nosso comparativo técnico.
Comparativo elétrico: desempenho e autonomia
Para começar, temos um hatch contra um SUV. Mas as diferenças vão além da carroceria. O Yuan Pro traz um motor elétrico de 177 cv e 29,6 kgfm de torque alimentado por bateria de 45,1 kWh. Segundo a BYD, acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 s e atinge velocidade máxima de 160 km/h. A autonomia chega a 250 km conforme o PBEV do Inmetro. Em carregadores rápidos, recupera 180 km de alcance em 20 minutos.
A principal diferença entre os modelos é o conjunto elétrico. Afinal, o Dolphin Plus é mais potente e tem o mesmo conjunto do Yuan Plus. Dessa forma, entrega 204 cv e 31,6 kgfm de torque - e acelera de 0 a 100 km/h em 7 s. A autonomia, segundo a BYD, é de 427 km no ciclo WLTP; no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o alcance é de 294 km.
Dimensões, espaço interno e bagagem
O BYD Dolphin Plus mede 4,12 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 1,57 metro de altura, além do generoso entre-eixos de 2,70 metros, digno de carro médio. Além disso, tem 345 litros de porta-malas.
Construído na mesma plataforma do Dolphin, o Yuan Pro tem 4,31 metros de comprimento, 1,67 m de altura, 1,83 m de largura e 2,62 m de entre-eixos. Seu porta-malas, entretanto, é menor: 265 litros.
Tecnologia embarcada e itens de série
Outra novidade está na lista de recursos de assistência ao motorista. Isso porque, na versão Plus, tem pacote ADAS nível 2. Dessa forma, vem com recursos de segurança como, piloto automático adaptativo, assistente de faixa, leitor de placas de velocidade, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, detecção de ponto cego e frenagem de emergência, entre outros. Seja como for, ambos contam com seis airbags.
Na cabine, a grande novidade do hatch está no acabamento mais escuro, com tons de preto e azul. Além disso, há também detalhes em vermelho nas costuras dos bancos e saídas de ar-condicionado. O restante permanece o mesmo. Ou seja, ambos são equipados com a famosa central multimídia giratória de 12,8", com espelhamento para Android Auto e Apple Carplay.
Na cabine do Yuan Pro, o modelo traz modernidades como chave em forma de cartão NFC - como o SUV Volvo EX30 -, câmera de visão 360º e até karaokê.
O quadro de instrumentos digital tem 8,8", enquanto a central multimídia tem tela giratória de 12,8" com conectividade para Android Auto e Apple CarPlay também sem fio. Destaque ainda para ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular por indução, conexão com internet e GPS integrado.
Para ter preço competitivo, o SUV não traz itens de segurança mais avançados semiautônomos, como frenagem automática, monitor de ponto cego ou alerta de manutenção em faixa. Mas recebe alguns itens interessantes: direção elétrica, controle de tração e de estabilidade, sistema de distribuição da força de frenagem, assistente de partida em rampas, controle de cruzeiro, freio de estacionamento eletrônico e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Valores: qual deles vale sua grana?
Ditas as diferenças e o que cada um deles oferece, resta a diferença de preço. Há mais tempo no mercado como versão mais potente do Dolphin, o Plus custa R$ 184.800.
Já o Yuan Pro, recém-chegado, custa exatos R$ 2 mil a menos: R$ 182.800. Nesse caso, vale a pena averiguar qual tipo de modelo, além de autonomia e potência, pode suprir melhor sua necessidade.