BYD e GWM avançam no interior do Brasil com elétricos e plug-in
Vendas de carros elétricos e híbridos plug-in já representam 68% dos eletrificados vendidos nas cidades do interior, segundo a ABVE
É equivocada a ideia de que as montadoras chinesas – especialmente BYD e GWM – que vendem carros elétricos e híbridos plug-in só terão mercado nas capitai. Segundo o último levantamento da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), esses carros estão avançando no interior do Brasil.
“Os elétricos BEV e PHEV com recarga externa emplacados no interior representaram 68% (20.250) do total de eletrificados vendidos nessas cidades (29.697), de janeiro a maio”, informa a ABVE em nota oficial sobre “a interiorização da eletromobilidade no Brasil”.
Em maio, as vendas dos veículos elétricos plug-in (BEV +PHEV) foram de 9.057 unidades, o que representa 66,5% do total de eletrificados vendidos no mês (13.612).
Os pontos mais importantes da nota divulgada pela ABVE são os seguintes:
- Em 2024, 46% dos emplacamentos de eletrificados leves ocorreram fora das capitais;
- De janeiro a maio, 68% das vendas nas cidades do interior foram de elétricos plug-in;
- As vendas de veículos leves eletrificados em maio, apuradas pela ABVE Data, confirmam o vigoroso processo de interiorização da eletromobilidade no Brasil;
- Em números, isso significa 29.697 eletrificados emplacados fora das capitais, do total de 64.908 no acumulado nacional do ano.
Além da BYD e da GWM, a Caoa Chery e a JAC também são marcas chinesas com presença no interior do país. Isso sem contar, é claro, as demais marcas asiáticas, europeias e americanas que comercializam carros elétricos e híbridos plug-in (veja o ranking abaixo).
Os 32% restantes das vendas no interior no período (9.497) foram híbridos convencionais (HEV a gasolina/diesel, HEV flex e micro-híbridos), nos quais se encaixam principalmente as marcas Toyota e Caoa Chery. Destes, os híbridos flex movidos a etanol representam 44% (4.141), os híbridos a gasolina/diesel 31% (2.936) e os micro-híbridos MHEV 25% (2.370).
“O comprador do interior demonstra a mesma preferência do comprador das capitais pelos modelos tecnologicamente mais avançados (BEV e PHEV)”, afirma a ABVE.
“Esses números são muito importantes”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Eles indicam que a eletromobilidade é um fenômeno que se dissemina de modo uniforme em diferentes regiões do país.”
“Já não estamos mais falando de uma tendência concentrada em algumas poucas capitais do Sudeste” – acrescentou. “No final do ano passado, vimos que a eletromobilidade se expandia para o Nordeste e Centro-Oeste. Agora, ela se espalha pelas cidades do interior.”
MAIO
Só em maio de 2024, o mercado brasileiro emplacou em 13.612 veículos leves eletrificados (de todas as tecnologias) e chegou a 64.908 nos cinco primeiros meses do ano.
A liderança no mês continua com os veículos plug-in (com recarga externa), com 66,5% de participação nas vendas do segmento, puxada principalmente pelos BEV 100% elétricos.
O resultado de eletrificados em maio representa um crescimento expressivo de 111,5% sobre maio de 2023 (6.435), embora com queda de 10,5% sobre abril (15.206).
Já no acumulado de janeiro a maio, o total indica um aumento de 149% sobre o mesmo período em 2023 (26.014). Se a comparação for sobre os cinco primeiros meses de 2022 (16.354), o aumento é de 297%.
MODELOS E MONTADORAS
A BYD e GWM seguem na liderança do mercado de leves eletrificados no país. Em maio, a BYD foi responsável por 38,6% dos emplacamentos (5.254), enquanto a GWM ficou com 14,5% (1.972).
De janeiro a maio, só essas duas montadoras apresentaram ao mercado 18 modelos, sendo 16 deles elétricos plug-in. Veja abaixo o ranking dos 20 carros eletrificados mais vendidos em maio.