BYD lança sedã Yangwang U7, que tem 1.287 cv, por R$ 500 mil
Ele é um dos carros mais tecnológicos da divisão de luxo da marca chinesa e custa entre 628 mil e 708 mil yuans (de R$ 497 mil a R$ 561 mil)
A BYD segue criando tecnologias e carros eletrificados que prometem revolucionar o futuro da mobilidade. O mais novo deles é o Yangwang U7, sedã elétrico ou híbrido feito por sua divisão de luxo
A BYD revelou nesta semana uma nova arma para o segmento de luxo. Trata-se do Yangwang U7, um sedã que parece ter sido feito com base no superesportivo U9 que custa entre 628 mil e 708 mil yuans (de R$ 497 mil a R$ 561 mil, aproximadamente).
O carro na China foi apresentado em dois tipos de configurações - com quatro ou cinco assentos - e em versões 100% elétrica (BEV) ou híbrida plug-in (PHEV). Ele tem 5,27 m de comprimento, 2 m de largura, 1,52 m de altura e 3,20 m de entre-eixos.
Um dos destaques do sedã, uma espécie de Seal de luxo - embora muito maior - é o sistema de assistência ao motorista da BYD chamado de "God's Eye" (Olho de Deus, na tradução literal), que inclui três radares de longo alcance, cinco de ondas milimétricas, 13 câmeras dem HD e 12 sensores ultrassônicos - esse "kit" permite que o carro chegue ao nível L2+ de automação.
Yangwang U7 também é rápido
A versão 100% elétrica do sedã, feita sobre a plataforma e4, tem quatro motores elétricos que podem render, juntos, 1.287 cv de potência e colossais 171,3 kgfm de torque. Com esse conjunto, o carro consegue fazer de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e pode chegar a 270 km/h de velocidade máxima.
A bateria Blade tem 135,5 kWh, oferece autonomia máxima de 720 quilômetros segundo o ciclo chinês CLTC e pode ser recarregada em ciclos ultrarrápidos de até 500 kW, o que permite que a energia de 30% a 80% possa ser recuperada em 20 minutos.
Já a configuração híbrida plug-in (PHEV) combina os mesmos quatro motores elétricos a um motor boxer 2.0 turbo. Com bateria menor (de 52,4 kWh) e tanque de 60 litros, a Yangwang diz que o U7 pode rodar até 200 km sem gastar combustível e que a autonomia total do conjunto híbrido passa de 1.000 quilômetros.
Tem mais: segundo a fabricante, o sistema de recarga rápida do tipo DC permite a entrada de até 230 kW, o que signfica que o sedã consegue recuperar os mesmos 30% a 80% da bateria em 10 minutos.
Rodas traseiras esterçantes
Outra tecnologia bacana do Yangwang U7 é o sistema de suspensão DiSus-Z, que substitui amortecedores hidráulicos por motores magnéticos. O sistema permite, por exemplo, que o carro "levante" uma roda com pneu furado mesmo rodando a 80 km/h - por 30 km ou até o borracheiro mais próximo, importante dizer.
Mais um destaque do conjunto é o sistema de direção inteligente das rodas de trás, que podem girar a até 20° para o caso de manobras ou mesmo em situações mais esportivas para ajudar na estabilidade.
Por dentro
Na cabine, muito luxo e tecnologia. O U7 segue a filosofia "Star Ring Cockpit", como a do SUV Yangwang U8 (aquele que flutua na água), com acabamento em couro, madeira maciça e fibra de carbono.
Os bancos dianteiros, por exemplo, têm ajuste elétrico com 20 posições, ventilação, massagem e até aquecimento. Os traseiros, na versão de quatro lugares, têm apoio com ajuste elétrico para as penas para os passgeiros deitarem.
A tela central é feita em OLED, tem 12,8 polegadas e usa o sistema DiLink da empresa, com inteligência artificial e sistema de som Dynaudio com 23 alto-falantes.
Tem ainda uma outra ela para o passageiro dianteiro (de 6 polegadas); quadro de instrumentos digital de 23,6 polegadas; head-up display; retrovisor por câmera; câmeras internas de monitoramento e ainda outras duas telas traseiras, cada uma com 12,8 polegadas.
