BYD pode lançar carro híbrido para brigar com Toyota Corolla
Não só de carros elétricos vive a BYD, mas também de híbridos plug-in. Um deles é o BYD Qin Plus, que pode abalar o Corolla Hybrid
A chinesa BYD parece mesmo disposta a abalar as estruturas do mercado de automóveis no Brasil. Depois de provocar uma onda de reduções de preços com o BYD Dolphin e de ofecer o BYD Seal com potência de Porsche Taycan pela metade do preço, a BYD pode atacar nada menos que o Toyota Corolla.
O ataque da BYD viria com o sedã Qin Plus, um híbrido plug-in, e o alvo seria o Corolla Hybrid. O site Mobiauto flagrou um BYD Qin Plus rodando nas ruas de São Paulo e conclui que o carro pode estar nos planos de importação da marca chinesa, que não confirmou.
O BYD Qin Plus é o primeiro carro da segunda geração do sedã chinbês. Ele estreou no Salão de Pequim de 2018 e tem versão PHEV (Plug-in Hybrid) e BEV (elétrico). Em 2021 surgiu o BYD Qin Plus DM-i, que usa a mesma tecnologia do SUV Song Plus vendido pela BYD no Brasil.
Uma das opções é o motor 1.5 aspirado atualizado com um motor elétrico. Esse conjunto tem 200 cv cv de potência (145 kW). Nessa configuração, o BYD Qin Plus DM-i tem um consumo baixíssimo de apenas 3,8 litros de gasolina a cada 100 km rodados. Ou, como preferem os brasileiros, faz 26,3 km/l.
Ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e tem alcance superior a 1.000 km. A bateria da BYD permite ao Qin Plus DM-i uma autonomia totalmente elétrica de 120 km. Como a BYD tem surpreendido nos preços, o sedã híbrido plug-in Qin Plus pode se tornar um tormento para o Toyota Corolla Hybrid.
O Toyota Corolla Hybrid parte de R$ 183.790 e chega a R$ 193.590. Ele tem 122 cv de potência combinada em três motores (1.8 aspirado + dois elétricos), acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos e faz 17,9 km/l de gasolina na estrada. Com etanol, o Corolla Hybrid (HEV) faz 11,8 km/l.