BYD reajusta preço de Dolphin, Yuan Plus e Seal; veja tabela
BYD encareceu os valores dos veículos eletrificados após um novo aumento na alíquota de importação para carros elétricos e híbrido no Brasil
Somente no primeiro semestre de 2024, a BYD trouxe ao Brasil cerca de 60 mil carros híbridos e elétricos. Entre os veículos que chegaram nos navios da própria chinesa estão o sedã híbrido King e o SUV Song Pro.
Contudo, esta ação da BYD fez parte de uma estratégia para driblar o aumento da alíquota do imposto de importação sobre veículos eletrificados, já que no dia 1º de julho houve outro reajuste.
Alguns veículos já iriam ficar mais caros, como é o caso do Dolphin Plus e do Yuan Plus, por exemplo. Desta vez, uma tabela com novos valores de veículos da BYD vazou nas redes sociais e mostra os carros que sofreram aumento. A informação foi revelada pelo site Mobiauto.
BYD encarece veículos após aumento de imposto
Com este aumento, o BYD Dolphin está até R$ 10 mil caro, passando de R$ 149.800 para R$ 159.800 na versão de entrada GS, enquanto a versão Plus agora custa R$ 184.800.
Já o SUV Yuan Plus saiu de R$ 229.800 para R$ 235.800. Por fim, o sedã Seal também ficou R$ 3 mil mais caro e agora custa R$ 299.800.
Outra novidade é que o Dolphin Mini terá uma versão de cinco lugares, que terá preço de R$ 119.800.
Imposto para elétricos e híbridos
O governo federal retomou o imposto de importação no dia 1º de janeiro deste ano. Esta não é uma taxação direta aos chineses, como a feita nos EUA e na Europa, porque a tarifa aqui incide sobre todos os importados, de qualquer origem.
No decreto, os carros elétricos, livres de imposto de importação desde 2016, voltaram a pagar 10% de taxa. Contudo, a alíquota voltou a subir no dia 1º de julho, para 18%. No caso dos híbridos (HEV e MHEV), o imposto era de até 4%, passou para 15% em janeiro e, agora, chega a 25%.
Desta forma, gradualmente, vai subir até voltar à alíquota integral de 35%, em 1º julho de 2026 - daqui a dois anos. Ainda sim, a Anfavea quer que o governo retome o percentual máximo do imposto antes de 2026.
Além disso, a associação pede um teto anual médio de 4.800 carros importados por marca. Isso sob a condição de preservar os investimentos anunciados pelas marcas associadas, com aportes que somam R$ 130 bilhões até o fim da década.
Confira os novos valores
- Dolphin Plus: de R$ 179.800 para R$ 184.800 (+ R$ 5 mil)
- Dolphin GS: de R$ 149.800 para R$ 159.800 (+ R$ 10 mil)
- Seal: de R$ 296.800 para R$ 299.800 (+ R$ 3 mil)
- Yuan Plus: de R$ 229.800 par R$ 235.800 (+ R$ 6 mil)
- Tan: de R$ 529.890 para R$ 536.800 (+ R$ 6.910)
- Song Plus: de R$ 229.800 para R$ 239.800 (+ R$ 10 mil)