BYD Seagull (elétrico de R$ 100 mil) é flagrado em testes no Brasil
Já confirmado para o mercado brasileiro, o BYD Seagull é maior que um Renault Kwid e será o carro de entrada da marca chinesa no país
Depois de agitar o segmento de elétricos no Brasil com o Dolphin, a BYD tem planos ainda mais ambiciosos para o país. Previsto para estrear no mercado nacional entre o fim deste ano e o início de 2024, o BYD Seagull foi flagrado em testes pelo seguidor Rodrigo Cardozo (@rcsset) do jornalista João Anacleto (@janacletos). Há rumores de que o novo modelo da BYD custe na faixa dos R$ 100 mil.
Vale lembrar que o posto de carro elétrico mais em conta do Brasil atualmente é do Caoa Chery iCar, que custa R$ 119.990 e que já teve um desconto de R$ 20 mil depois da chegada do BYD Dolphin. Vendido na China desde o início deste ano, o Seagull é um sucesso no país asiático: teve mais de 10 mil unidades vendidas apenas no primeiro dia da pré-venda.
Projetado do zero como um carro elétrico, o BYD Seagull – gaivota em inglês – segue a identidade visual 'Ocean' de modelos como Dolphin, Yuan Plus e Seal, que traz linhas inspiradas em animais marinhos e o oceano. Por fora, as linhas são bastante modernas, com faróis de LED de formato angular e finas lanternas de LED interligadas na traseira.
Para efeito de comparação, ele é 10 cm maior do que um Renault Kwid. Mede 3,78 m de comprimento, 1,54 m de altura, 1,71 de altura e tem entre-eixos de 2,50 m. Por dentro, o acabamento traz plásticos rígidos de diferentes cores, e tem como destaque o painel digital e a multimídia giratória de 10,8".
No Brasil, ele deve ser oferecido em versão única, sem opcionais. Assim como o Dolphin, ele deve trazer equipamentos de segurança com funções de condução semi autônoma. Na China, a versão mais potente do BYD Seagull oferece 102 cv (75kW) de potência. O alcance é de até 405 km no ciclo chinês.
Já confirmado para o Brasil desde julho deste ano pela vice-presidente global da BYD – Stella Li – o Seagull deve ser um dos carros produzidos pela marca chinesa em sua nova fábrica (ex-Ford) em Camaçari (Bahia), que receberá um investimento de R$ 3 bilhões. Inicialmente, ele chegará ao país importado, entre o fim de 2023 e o começo do ano que vem.
Os preços devem ser o grande destaque do modelo, que será posicionado abaixo do Dolphin, que atualmente custa R$ 149.800. Com isso, o mais provável é que o BYD Seagull chegue por valores na casa dos R$ 100 mil a R$ 120 mil, ocasionando uma nova onda – e um novo patamar de preços – de carros elétricos no Brasil.