BYD Seal 06 GT é hatch elétrico com preço de Renegade básico
Modelo foi apresentado no Salão de Chengdu, complementa família Ocean de carros elétricos da marca chinesa e terá preço próximo a R$ 120 mil
Hatch 100% elétrico pode chegar ao Brasil nos próximos anos para ser alternativa mais esportiva a modelos como Dolphin, Dolhpin Plus e a família Yuan de SUVs
Imagine ter a chance de levar para casa um hatch 100% elétrico com tecnologia de última geração, design esportivo - como o de um Chevrolet Cruze Sport6 - e preço de um Jeep Renegade básico, na faixa dos R$ 120 mil.
É isso que o povo chinês deverá ter como opção nos próximos meses com a chegada do BYD Seal 06 GT, um hatch elétrico com até 600 km de alcance. "Povo chinês" por enquanto, já que a ideia da BYD também é fazer o Seal 06 GT conquistar novos mercados.
O BYD Seal 06 GT seria mais uma alternativa aos hatchbacks que já existem na família de carros com design oceânico, como Dolphin e Dolphin Mini - chamado em alguns mercados lá de fora de Seagull.
Feito sobre a moderna plataforma 3.0 Evo BYD e-platform, ele tem dimensões robustas, maiores que a de um Dolphin: são 4,63 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,49 m de altura e 2,82 m de entre-eixos - um Dolphin como o que é vendido no Brasil tem 4,13 m, 1,77 m, 1,57 m e 2,70 m, respectivamente.
Nota-se, até pelo desenho, que o Seal 06 GT tem pretensões mais esportivas. A prova disso são as rodas, que são de 19 polegadas, escurecidas e escondem pinças de freio vermelhas.
O interior reforça essa proposta, mas também está diretamente ligado ao conceito harmonioso de cabine dos carros atuais da BYD. Ele une a tela gigante central rotativa, quadro de instrumentos digital e head-up display de 12", além de carregador de celular sem fio, a bancos do tipo concha realmente esportivos, por exemplo.
E o motor?
Quem move o BYD Seal 06 GT são motores potentes. Na versão de entrada, de tração traseira, um motor único pode ter 218 cv com 31,6 kgf.m de torque ou 225 cv e 33,6 kgf.m de torque, dependendo da escolha.
Na mais forte, dois motores - um em cada eixo, portanto com tração integral - podem entregar muito mais força. São 150 cv no motor dianteiro e 272 cv no traseiro. Nessa configuração, o hatch faz de 0 a 100 km/h em 4,9 s.
A autonomia varia de acordo com a opção de motor escolhida. A potência de bateria pode ser de 59,5 kWh, 72,9 kWh ou 550 kWh, com estimativas de alcance de 505 km, 605 km e 550 km, respectivamente, de acordo com o ciclo chinês CLTC.
O preço, como falamos, será competitivo: segundo especialistas da mídia chinesa, os valores devem ficar entre 150 mil e 200 mil yuans, algo equivalente a R$ 120 mil e R$ 160 mil por aqui.
Porém, se vier ao Brasil, o que deve acontecer entre 2025 e 2026, o carro deverá ser a opção posicionada entre o Dolphin Plus e o Seal, com preços equivalentes ao Yuan, ou seja, algo ligeiramente superior a R$ 200 mil.