BYD Song Pro: tudo o que você precisa saber sobre o SUV
Novo modelo da marca chinesa foi apresentado no "Domingão com Huck", neste domingo, e será lançado no país ainda nesta semana
BYD Song Pro, híbrido plug-in e irmão "menor" do Song Plus - apesar de sutilmente mais comprido -, será lançado esta semana no Brasil e tem como objetivo roubar o máximo de clientes do Toyota Corolla Cross
Quem assistiu à final do quadro "Dança dos famosos" no programa "Domingão com Huck" - da rede Globo, neste domingo (7) - conheceu o mais novo lançamento da BYD, um SUV chamado Song Pro.
Baseado na ideia de SUV de porte médio, tal qual o Song Plus, o Song Pro chegará nos próximos dias com algumas diferenças em relação ao "irmão". Ele já está em fase de pré-venda no site oficial da BYD, com R$ 6 mil de bônus disponíveis para as primeiras 3 mil unidades.
A primeira é em relação ao tamanho: o Pro é ligeiramente MAIOR que o Plus, apesar do entre-eixos - e consequentemente do espaço interno - ser menor.
Como é o BYD Song Pro
O Song Pro mede 4,74 m de comprimento, 1,86 m de largura e tem 2,65 m de entre-eixos. O Plus, por sua vez, tem 4,71 m de comprimento e 1,89 m de largura, com 2,77 m de entre-eixos.
Ou seja, o Song Pro é menor e menos espaçoso que o Plus, mas ligeiramente alongado. Ou seja, só ganha no comprimento.
O visual é bem parecido, diga-se, mas o Song Pro não tem a grade hexagonal tradicional do Plus e seus faróis também são mais simples. Na traseira, as lanternas são mais estreitas, embora também conectadas por uma barra iluminada, assim como acontece no Plus.
Por dentro, o novo modelo tem painel de instrumentos menor, com tela de TFT diferente da que é usada pelo Plus, mas vale destacar que a central multimídia é exatamente a mesma.
Híbrido plug-in, assim como o irmão mais caro, o Song Pro terá duas versões, que terão diferença apenas na capacidade da bateria. Serão 12,9 kWh na variante de entrada e 18,3 kWh na mais cara.
Com isso, deve haver diferença de alcance do SUV no modo 100% elétrico entre 70 e 110 quilômetros de acordo com o ciclo chinês CLTC.
Por trás do conjunto elétrico está um motor 1.5 a combustão aspirado, exatamente o mesmo que é usado pelo Song Plus e pelo recém-lançado sedã King. Se o conjunto foi calibrado da mesma forma que o do King, a potência do Song Pro pode variar entre 209 e 235 cv - os dados serão revelados na quarta (10).
E o preço?
Estimativas dão conta de que o SUV será lançado um degrau abaixo do que hoje a BYD cobra por um Song Plus - que atualmente custa R$ 239.800 na versão mais recente, com bateria DM-i (a linha anterior vinha sendo vendida por R$ 229.800).
Ou seja, é esperado que o Song Pro peça algo próximo ao que a Toyota cobra pelas versões híbridas do Corolla Cross, que hoje em dia são oferecidas por valores entre R$ 202.690 e R$ 213.010.
Nós, portanto, estimamos algo próximo a R$ 209 mil, mas torcemos, e acreditamos, que durante a fase de pré-venda - e com os mesmos R$ 6 mil de bônus que foram oferecidos pelo King - o modelo possa custar menos de R$ 200 mil. Isso na versão mais barata. Saberemos nos próximos dias.