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BYD Song Pro: tudo o que você precisa saber sobre o SUV

Novo modelo da marca chinesa foi apresentado no "Domingão com Huck", neste domingo, e será lançado no país ainda nesta semana

8 jul 2024 - 14h52
(atualizado às 15h04)
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Resumo
BYD Song Pro, híbrido plug-in e irmão "menor" do Song Plus - apesar de sutilmente mais comprido -, será lançado esta semana no Brasil e tem como objetivo roubar o máximo de clientes do Toyota Corolla Cross

Quem assistiu à final do quadro "Dança dos famosos" no programa "Domingão com Huck" - da rede Globo, neste domingo (7) - conheceu o mais novo lançamento da BYD, um SUV chamado Song Pro.

Baseado na ideia de SUV de porte médio, tal qual o Song Plus, o Song Pro chegará nos próximos dias com algumas diferenças em relação ao "irmão". Ele já está em fase de pré-venda no site oficial da BYD, com R$ 6 mil de bônus disponíveis para as primeiras 3 mil unidades.

A primeira é em relação ao tamanho: o Pro é ligeiramente MAIOR que o Plus, apesar do entre-eixos - e consequentemente do espaço interno - ser menor.

Como é o BYD Song Pro

O Song Pro mede 4,74 m de comprimento, 1,86 m de largura e tem 2,65 m de entre-eixos. O Plus, por sua vez, tem 4,71 m de comprimento e 1,89 m de largura, com 2,77 m de entre-eixos.

Ou seja, o Song Pro é menor e menos espaçoso que o Plus, mas ligeiramente alongado. Ou seja, só ganha no comprimento.

O visual é bem parecido, diga-se, mas o Song Pro não tem a grade hexagonal tradicional do Plus e seus faróis também são mais simples. Na traseira, as lanternas são mais estreitas, embora também conectadas por uma barra iluminada, assim como acontece no Plus.

BYD Song Pro chega ao Brasil nesta semana e será mais barato que o Song Plus
BYD Song Pro chega ao Brasil nesta semana e será mais barato que o Song Plus
Foto: BYD/Divulgação

Por dentro, o novo modelo tem painel de instrumentos menor, com tela de TFT diferente da que é usada pelo Plus, mas vale destacar que a central multimídia é exatamente a mesma.

Híbrido plug-in, assim como o irmão mais caro, o Song Pro terá duas versões, que terão diferença apenas na capacidade da bateria. Serão 12,9 kWh na variante de entrada e 18,3 kWh na mais cara.

Com isso, deve haver diferença de alcance do SUV no modo 100% elétrico entre 70 e 110 quilômetros de acordo com o ciclo chinês CLTC.

Por trás do conjunto elétrico está um motor 1.5 a combustão aspirado, exatamente o mesmo que é usado pelo Song Plus e pelo recém-lançado sedã King. Se o conjunto foi calibrado da mesma forma que o do King, a potência do Song Pro pode variar entre 209 e 235 cv - os dados serão revelados na quarta (10).

BYD Song Pro também vai usar a geração mais moderna das baterias Blade
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Foto: BYD/Divulgação

E o preço?

Estimativas dão conta de que o SUV será lançado um degrau abaixo do que hoje a BYD cobra por um Song Plus - que atualmente custa R$ 239.800 na versão mais recente, com bateria DM-i (a linha anterior vinha sendo vendida por R$ 229.800).

Ou seja, é esperado que o Song Pro peça algo próximo ao que a Toyota cobra pelas versões híbridas do Corolla Cross, que hoje em dia são oferecidas por valores entre R$ 202.690 e R$ 213.010.

Nós, portanto, estimamos algo próximo a R$ 209 mil, mas torcemos, e acreditamos, que durante a fase de pré-venda - e com os mesmos R$ 6 mil de bônus que foram oferecidos pelo King - o modelo possa custar menos de R$ 200 mil. Isso na versão mais barata. Saberemos nos próximos dias.

André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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