BYD Yuan Pro surpreende por nível de conforto e tecnologia
Aceleramos o novo SUV elétrico da marca chinesa, que tem proposta visual de ser o "utilitário do Dolphin" e foco em atender cliente urbano
O recém-lançado BYD Yuan Pro é um SUV compacto 100% elétrico, oferecendo conforto, tecnologia e autonomia de 250 quilômetros por R$ 182.800.
O Portal Terra teve a oportunidade de guiar, alguns dias antes do lançamento, o recém-apresentado BYD Yuan Pro, SUV compacto 100% elétrico que chega para ao Brasil para ser o mais barato de seu segmento.
As fotos que você confere na galeria abaixo, inclusive, são exclusivas e você só vê no Terra Mobilidade. Elas foram feitas há alguns dias - e por isso a unidade que testamos estava com placas verdes (de teste).
Gostamos muito do produto. Confortável em termos de luxo e tecnologia, ele surpreende e promete fazer os números de vendas da BYD aumentarem ainda mais.
Por R$ 182.800, vai dar certa dor de cabeça a compradores de SUVs médios e ainda a quem já tem um ou mais carros e procura alternativas sustentáveis para rodar na cidade - como um carro para o dia de rodízio.
Quando falamos "surpreende por nível de conforto", não falamos especificamente sobre espaço interno - até porque nesse sentido ele é de fato bem apertado, até mais que o próprio Dolphin.
O hatch, para se ter uma noção, tem 2,70 m de entre-eixos. O Yuan Pro tem apenas 2,62 m. É mais apertado para quem vai atrás, embora o espaço para a cabeça seja maior. Mas é mais imponente se visto de fora.
Surpreende pelo nível de conforto quando falamos sobre a suspensão. Apesar de usar o esquema mais comum que existe, do tipo McPherson na frente e por eixo de torção na traseira, o conjunto se mostrou extremente macio e preparado para o nosso asfalto.
Superou valetas, lombadas e buracos com maestria, como se a BYD já fizesse carros preparados para o gosto do cliente brasileiro há décadas. E vale lembrar que a marca começou a vender carros de passeio por aqui há pouco mais de dois anos.
Além disso, o peso do volante e o acerto do conjunto também agrada, embora não empolgue para quem busca certo nível de desempenho, mesmo sendo um carro elétrico com entrega instantânea de torque. São 177 cv e 29,6 kgf.m de torque. Segundo a marca, faz até 250 quilômetros com uma carga.
E ele é bem fiel ao que o computador de bordo aponta. Rodamos 130 quilômetros em dois dias. No painel, a carga da bateria consumida foi de exatos 51%.
Ele é comportado e tem pouco alcance, fato. Mas vamos destacar o que há de bom. Apesar de apertado e com porta-malas tímido - 265 litros, menor que o de um hatch compacto -, o nível de tecnologia embarcada na cabine também é legal.
Assim como os outros carros da BYD, ele tem central multimídia rotativa flutuante extremamente fácil de mexer e super intuitiva, quadro de instrumentos digital, console super organizado e carregador de celular sem fio bem destacado.
Falta espaço, como falamos. Mas isso automaticamente o transformaria no Yuan Plus, que é um modelo maior - e que já existe - para quem precisa dessa característica.
A conclusão, portanto, é a seguinte: se você gosta e acompanha a evolução dos carros elétricos e estuda a ideia de investir em um carro eletrificado, mas não tem grana para chegar nos valores de Yuan Plus e Song Plus, agora você ganha mais uma opção para te deixar na dúvida: levo o Song Pro, híbrido do tipo plug-in; o King, um sedã; o Dolphin, um hatch médio; ou abraço o planeta Terra com o Yuan Pro?
Independentemente da sua escolha, quem vai comemorar é a BYD.
E nossa camada de ozônio.
![André Deliberato](https://p2.trrsf.com/image/fget/sc/80/30/images.terra.com/2024/05/16/andre_deliberato_mobilidade-1hv0hdjsd3pdf.png)