Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Conclave: confira como foi a escolha do novo papa

Calibragem de pneus: saiba o que é mito e o que é verdade

Manter os cuidados com os pneus do carro é fundamental para a segurança, desempenho e economia, mas tem coisas que são apenas mitos

30 dez 2023 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
É necessário calibrar os pneus semanalmente para assegurar a segurança, economia de combustível, desempenho e durabilidade do carro.
Luciana Félix diz o que é mito e o que é verdade na calibragem dos pneus
Luciana Félix diz o que é mito e o que é verdade na calibragem dos pneus
Foto: Na Oficina / Guia do Carro

Seja no dia a dia, ou na hora de pegar a estrada nessa última semana do ano, manter os cuidados com os pneus do carro é fundamental para a segurança, desempenho e economia. Dentre todos os cuidados com pneus, a calibragem é um dos cuidados essenciais, porém muitas vezes negligenciada pelos motoristas.

Apesar de parecer algo simples, existem alguns mitos e verdades que cercam essa prática, e para entender o que é ou não verdade, conversamos com a especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, Luciana Félix.

MITOS

Quanto mais ar, melhor: “Este é um mito comum. Encher demais os pneus, pode resultar em desgaste irregular da banda de rodagem e prejudicar a aderência do veículo à estrada. O ideal é sempre consultar a pressão recomendada pelo fabricante”.

É preciso calibrar os pneus apenas quando estão visivelmente murchos: “Pneus visivelmente murchos indicam uma pressão insuficiente. A calibragem deve ser realizada semanalmente, mesmo que os pneus pareçam normais. A pressão correta melhora economia do combustível e prolonga a vida útil dos pneus”.

Todos os pneus devem ter a mesma pressão: “Isso não é uma regra, cada veículo pode ter especificações diferentes para a pressão dos pneus dianteiros e traseiros. Consulte o manual do proprietário para determinar a pressão recomendada para cada posição”.

VERDADES

A calibragem correta contribui com a economia de combustível: “Pneus com libras, além do recomendado, aumentam a resistência, exigindo mais combustível para o veículo se movimentar. Ao contrário, pneus com baixas calibragens também podem causar problemas”.

“Manter a pressão adequada otimiza a área de contato dos pneus, reduzindo a resistência de atrito do pneu com a estrada, proporcionando melhor eficiência no consumo de combustível, resultando em economia financeira a longo prazo”

A calibragem regular prolonga a vida útil dos pneus: “Pneus com libras acima ou abaixo do recomendado no manual, desgastam-se mais rapidamente e de maneira irregular. Calibrar os pneus regularmente ajuda a garantir uma distribuição uniforme do desgaste, prolongando assim a vida útil dos pneus e contribuindo com a estabilidade e segurança do veículo.”

Condições climáticas afetam a pressão dos pneus: “A temperatura ambiente influencia a pressão dos pneus. No inverno, a pressão tende a diminuir, enquanto no verão ela pode aumentar. O correto é verificar a pressão com mais frequência durante variações extremas de temperatura.”

“Sempre oriento escolher um dia da semana para calibrar os pneus, e sempre com os pneus frios. Ao seguir as orientações do fabricante do veículo você garante uma condução segura e eficiente”, finaliza Luciana.

Citroën C3 Aircross: como anda, como freia, conforto e vida a bordo:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade