Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Calmon: a cada cinco veículos vendidos no Brasil, um é picape

Agosto/2024 apontou leve queda de vendas no mercado automotivo, mas em cenário ainda bom; veja análise e tendências do setor

7 set 2024 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Toyota Hilux, Chevrolet Silverado, Fiat Strada e Fiat Toro dominam seus segmentos
Toyota Hilux, Chevrolet Silverado, Fiat Strada e Fiat Toro dominam seus segmentos
Foto: Divulgação / Guia do Carro

Estatísticas de comercialização do mês passado foram afetadas por um dia útil a menos do que julho. Foi um recuo de apenas 1,6%. Ainda assim, o acumulado de vendas de janeiro a agosto de veículos leves e pesados atingiu 1,622 milhão de unidades ou 13,4% a mais que o mesmo período de 2023.

José Andreta Jr., presidente da Fenabrave, apesar de manter o otimismo ressalva que “alguns fatores ainda podem movimentar o setor, como as taxas de juros, que se aumentarem podem impactar nos financiamentos de veículos como automóveis e comerciais leves”.

A consultoria brasileira Bright, em relatório apresentado no recente Congresso Fenabrave, apontou algumas tendências em curso com uma visão geral positiva. Algumas delas:

  • Atrasos na definição da reforma fiscal e no programa Mover geram insegurança nos fabricantes quanto ao rumo tecnológico, com a definição do imposto seletivo sobre automóveis tendo sido novamente adiada.
  • Depois de fortes aumentos nos últimos anos, o preço médio deve crescer de forma mais lenta de agora em diante.
  • Maior adoção de semi-híbridos prevista para 2025, à medida que o mercado brasileiro se ajusta a novas tecnologias sustentáveis.
  • Devido à preferência mercadológica e capacidade de absorver o custo incremental de equipamentos regulatórios, SUVs continuam em ascensão.
  • Sedãs em tendência de descontinuação, com poucas opções disponíveis no mercado.
  • Picapes correspondem a um em cada cinco veículos vendidos. Veja aqui a ótima participação das picapes no ranking de Agosto.
  • Por conta das dimensões continentais do Brasil, híbridos plugáveis passam a ter relevância.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade