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Calmon: Toyota aposta em híbridos e também investe em elétricos

Toyota crê que é apenas questão de tempo até que clientes possam escolher qualquer trem de força, desde que seja pelo menos um híbrido

2 nov 2024 - 12h32
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Picape Toyota Hilux elétrica
Picape Toyota Hilux elétrica
Foto: Toyota / Guia do Carro

Maior fabricante de veículos do mundo acertou ao prever que a transição para veículos elétricos a bateria (VEB) seria mais acidentada do que se previa até o ano passado. Por isso continuou a investir em modelos híbridos plenos e plugáveis, embora esteja ainda um pouco atrasada na sua linha de VEB. Nos EUA, mercado-chave para Toyota, está preparada para o que der e vier. Como atua mais fortemente em automóveis e SUVs a estratégia revelou-se correta.

Gill Pratt, cientista-chefe da marca japonesa, afirmou à agência Bloomberg: “Vamos pensar no que realmente acontecerá, como são a natureza humana, a política, o dinheiro que as pessoas não têm para trocar de carro. Encontraremos uma maneira para aceitar a realidade de todas essas coisas e vamos mudar o que realmente podemos mudar.”

Ele lembra ser apenas questão de tempo até que clientes possam escolher qualquer trem de força, desde que seja pelo menos um híbrido. Também rejeita críticas aos biocombustíveis e aos combustíveis sintéticos. Estes, principalmente, têm potencial para atender mais de 1,25 bilhão de veículos leves que hoje rodam no mundo. A grande maioria não são elétricos e não o serão durante décadas. “Ambos representam oportunidade subestimada para reduzir drasticamente as emissões de CO2”, acrescentou.

No Brasil, Rafael Chang, CEO da Toyota América Latina e Caribe, esteve no Congresso SAE 2024, onde recebeu convite para presidir o mesmo evento em 2025. E confirmou o engajamento da marca: “Estou entusiasmado para nos reunirmos novamente no próximo ano, debater soluções de mobilidade sustentável realistas a fim de enfrentar o aquecimento global, contribuindo com um futuro melhor para as próximas gerações”.

O tema se estendeu, esta semana, no XVII Simpósio Internacional de Lubrificantes, organizado pela AEA. Ayrton Barros, da Neocharge, afirmou que, apesar da evolução de híbridos plugáveis e elétricos, a infraestrutura de recarga ainda não acompanha. “Atualmente, há apenas um carregador para cada 17 carros e a Agência Internacional de Energia recomenda um para cada 10 veículos. Menos de 10% dos carregadores públicos no Brasil são rápidos”, afirmou.

Desenho avançado destaca-se no elétrico Kia EV-5

Seu estilo apresenta soluções audaciosas desde os conjuntos ópticos dianteiro e traseiro, ao desenho das rodas e até o capô com leve depressão central. O SUV da Kia apresenta dimensões generosas: 4.615 mm de comprimento, 2.750 mm de entre-eixos, 1.875 mm de largura e 1.715 mm de altura.

Por dentro algumas surpresas: extensão lateral do banco do passageiro da frente que se alarga em direção ao motorista, função apenas estética; saídas de ar-condicionado na coluna central para o compartimento traseiro; tomadas USB-C à meia altura dos encostos dos bancos dianteiros (passageiros atrás não precisam se contorcer ao iniciar recarga de celulares). Destacam-se os materiais de acabamento.

Também há inédita recarga por indução para a chave eletrônica de acesso ao interior e ao porta-malas. Na haste na coluna de direção ficam o botão de partida e outro giratório para selecionar as duas únicas marchas de modo diferente, porém lógico: D (para a frente) e R (para trás). Duas telas gêmeas de 12,3 pol. unem quadro de instrumentos e multimídia.

Abertura das portas é pouco prática, apesar da maçaneta externa retrátil. Capacidade do amplo porta-malas de 513 litros soma-se ao compartimento sob o capô de 67 litros. Capacidade de carga indicada pelo fabricante: 389 kg, baixa para seu porte.

O EV-5 tem massa de 2.141 kg e um único motor dianteiro de 215 cv e 31,6 kgf·m. Tanto no uso urbano quanto em estrada, o seu comportamento dinâmico foi bom, em especial direção precisa e freios potentes. A Kia informa aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 s e máxima de 185 km/h. Bateria de 88 kW·h para alcance médio, padrão Inmetro, de 402 km. Tempo de recarga de 1h23m com carregador DC de 50 kW. Preço: R$ 399.990 (versão única, Land).

Guia do Carro
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