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Câmbio automatizado do Creta rodou 90 mil km em testes no Brasil

Novo Hyundai Creta 1.6 turbo marca a estreia da segunda geração do câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas da marca no Brasil

1 nov 2024 - 10h09
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Hyundai Creta Ultimate
Hyundai Creta Ultimate
Foto: Hyundai / Guia do Carro

Lançado no último mês, o novo Hyundai Creta marcou a chegada do novo câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas da marca sul-coreana. A Hyundai destaca que a nova caixa de câmbio de segunda geração é mais robusta e eficiente, e que rodou mais de 90 mil km em testes de durabilidade no país. 

Equipada com um sistema de dupla embreagem a seco, a transmissão oferece trocas de marchas mais rápidas e precisas, contribuindo para um menor consumo de combustível e de emissões de poluentes. Após o teste de 90 mil km em diferentes terrenos e topografias, o câmbio foi desmontado e as embreagens ainda possuíam dois terços de vida útil remanescente.

Hyundai Creta Ultimate
Hyundai Creta Ultimate
Foto: Hyundai / Guia do Carro

Fora do Brasil, a segunda geração da DCT7 da Hyundai equipa atualmente modelos de grande volume de vendas nos mercados Europeu, Asiático, do Oriente Médio, da Austrália e das Américas Central e do Sul, como Elantra, Tucson e Kona. No mercado brasileiro, o novo câmbio equipa apenas o Creta com motor 1.6 turbo de 193 cv.

A transmissão possui atuadores elétricos controlados eletronicamente para acionamento da embreagem e do sistema de mudança de marchas. O sistema de embreagem é formado por um disco de embreagem conectado às marchas ímpares e o outro disco de embreagem conectado às marchas pares e à ré. 

Hyundai Creta Ultimate
Hyundai Creta Ultimate
Foto: Hyundai / Guia do Carro

Na nova geração, além da integração dos atuadores, a comunicação com a unidade de controle da transmissão é feita via rede de alta velocidade (CAN) que melhora a precisão nas mudanças de marchas. A eficiência energética também é maior graças à viscosidade aprimorada do óleo da caixa de engrenagens da transmissão e da utilização de rolamentos esféricos de menor fricção. 

Estruturalmente, a transmissão ainda recebeu novos discos de embreagem com design de superfície, material de atrito e dureza dos rolamentos aperfeiçoados. O diferencial também recebeu uma junta selada, que previne danos e potenciais vazamentos, e houve simplificação de conectores e chicotes elétricos, uma vez que os atuadores das embreagens e das marchas são agora integrados.

O novo Hyundai Creta conta com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem, condição que se estende também para a transmissão DCT7, respeitadas as condições de uso previstas para o veículo, excetuando casos de desgaste prematuro causados por mau uso, bem como modificações intencionais não autorizadas aos componentes ou software do veículo.

Guia do Carro
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