Caoa Chery quer produzir até 160 mil carros por ano no Brasil
Com novos modelos da Chery e da Hyundai, Grupo Caoa investe R$ 1,5 bilhão em obras de expansão e novos robôs para fábrica em Anápolis (GO)
A Caoa tem planos ambiciosos para o Brasil. A montadora brasileira, que produz carros da Hyundai e da Caoa Chery, vai duplicar a capacidade de produção da fábrica em Anápolis (GO), até fevereiro do ano que vem. Para isso, a Caoa Montadora vai investir R$ 1,5 bilhão em expansões e novos equipamentos para fabricar até 160 mil carros por ano.
A novidade foi confirmada pelo presidente do grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, em uma conversa com um grupo de jornalistas, e pelo vice-presidente do grupo, Annuar Ali. Funcionando em três turnos atualmente, a fábrica da Caoa em Anápolis estima uma produção de 76 mil carros em 2024, número bem próximo da capacidade atual de 80 mil carros/ano.
Para aumentar a capacidade de produção, a Caoa vai investir R$ 1,5 bilhão dos R$ 3 bilhões previstos até 2028 para expandir mais de 36 mil km2 nos setores de solda, montagem e estoque. Além disso, a marca também adquiriu 209 robôs da antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), para aumentar a automatização dos processos.
Atualmente, a fábrica da Caoa produz os modelos Tiggo 5X, 7 e 8, da Chery, em diferentes versões, além dos Hyundai Tucson e HR. Com o aumento na capacidade de produção, a Caoa trará novos produtos de ambas as marcas. De acordo com o presidente do grupo, um deles será o novo Tiggo 9, SUV topo de linha da marca chinesa.
Ele será feito a partir do ano que vem. Outros modelos que devem chegar ainda em 2025 com produção local devem ser as versões híbridas plug-in do Tiggo 7 e Tiggo 8, possivelmente antes da mudança final da alíquota de importação para carros híbridos, na metade do próximo ano.
Já da Hyundai, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho não comentou sobre nenhum modelo em específico. Mas há rumores de que a nova geração do Kona seja produzida no Brasil. Com a retomada da importação e da rede de concessionárias por parte da Hyundai Motor Brasil, a Caoa passou a receber um percentual por cada carro da marca produzido em Anápolis ou importado pela marca.
Além disso, a Caoa ainda detém a maior rede de concessionárias da Hyundai. Quanto ao inédito carro da marca própria Caoa, o presidente do grupo não deu muitos detalhes, apesar de afirmar que o projeto segue em desenvolvimento, ainda sem data para chegar ao mercado.