Caoa Chery Tiggo 8: Melhor Carro Híbrido no Prêmio Trend Car 2023
Conheça os motivos que fizeram do Caoa Chery Tiggo 8 Pro o Carro Híbrido preferido na votação dos jornalistas especializados
O Caoa Chery Tiggo 8 derrotou 13 carros concorrentes para se consagrar como Melhor Carro Híbrido no Prêmio Trend Car 2023. Já no primeiro turno de votação, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid foi o mais votado entre os jornalistas especializados, com 20,4% dos votos. Mas, pelo regulamento, precisou ir ao segundo turno com mais dois modelos, o Audi Q5 PHEV e o Kia Niro HEV.
No final, o júri especializado confirmou a vitória do Tiggo 8 Pro, da Caoa Chery, com 52,9% dos votos. Não foi por acaso que o SUV de 7 lugares conquistou a preferência dos jornalistas especializados que participaram do Prêmio Trend Car 2023 (sendo 50% homens e 50% mulheres). O Tiggo 8 Pro tem 317 cv de potência combinada em três motores e 555 Nm de torque combinado.
Na versão que marcou a novidade da linha, o Tiggo 8 esbanjou potência e proporcionou acelerações muito fortes, bem como retomadas de velocidade vigorosas, nos testes realizados por jornalistas. Um dos diferenciais da tecnologia do Tiggo 8 Plug-in é ter os três motores na dianteira.
Um desses motores é 1.5 turbo a gasolina com 147 cv e 210 Nm. O motor elétrico E1 tem 79 cv e 160 Nm, enquanto o motor elétrico E2 tem 95 cv e 155 Nm. A combinação desses três motores resulta num SUV muito rápido, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos. A velocidade máxima é limitada em 180 km/h para não consumir muita energia da bateria.
Além de ser muito rápido, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid também se destaca pela suspensão, que é independente nas quatro rodas. Isso garante ao SUV um bom comportamento dinâmico nas curvas, apesar de seu grande porte (é um carro da categoria D).
Outro fator que pesou a favor do Tiggo 8 foi a tecnologia Max Drive introduzida pela Caoa Chery. O motorista do Tiggo 8 Pro conta com assistência de tráfego traseiro cruzado, detecção de ponto cego, frenagem automática de emergência, assistência de abertura da porta, além de assistência de distância, de tráfego e de permanência em faixa.
Como um bom carro híbrido, o Tiggo 8 Pro tem números de consumo bem interessantes. Segundo o Inmetro, o modelo PHEV faz 30,3 km/l de gasolina na cidade e 26,2 km/l na estrada. A bateria é de 19 kWh, o que dá ao Tiggo 8 uma autonomia elétrica de 77,6 km. A emissão de CO2 é de apenas 22 g/km rodado.
O Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid derrotou os seguintes carros híbridos no Prêmio Trend Car 2023: Audi Q5, Kia Niro, Byd Song Plus DM-i, Jeep Compass 4xe, Volvo XC60, Kia Sportage, Volvo XC90, Caoa Chery Tiggo 5x, Caoa Chery Tiggo 7, Caoa Chery Arrizo 6, Land Rover Discovery Sport e Jaguar F-Pace (plug-in e híbrido leve).