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Caoa Chery vai produzir Tiggo 8 híbrido plug-in no Brasil em 2025

Importado da China atualmente, Caoa Chery Tiggo 8 Pro PHEV será feito em Anápolis (GO) a partir de meados de 2025 junto com o Tiggo 7 PHEV

26 ago 2024 - 20h31
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Novo Caoa Chery Tiggo 8 Pro 2025
Novo Caoa Chery Tiggo 8 Pro 2025
Foto: Caoa Chery/Divulgação

A Caoa vai produzir os modelos Tiggo 7 Pro e Tiggo 8 Pro híbridos plug-in no Brasil a partir de 2025. A informação foi confirmada pelo presidente do grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, em uma conversa com um grupo de jornalistas, durante o lançamento do novo Caoa Chery Tiggo 8 Pro em Anápolis (GO), na última semana.

Vale lembrar que no início do ano, o Guia do Carro adiantou que o novo Tiggo 8 Pro PHEV seria o primeiro carro híbrido plug-in nacional. Na época, o presidente do grupo Caoa confirmou a produção do modelo no Brasil ainda para 2024. No entanto, mudanças na alíquota de impostos para carros eletrificados importados e questões logísticas atrasaram os planos.

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid
Foto: Caoa Chery/Divulgação

O panorama atual, de acordo com o executivo, é de que os dois modelos (Tiggo 7 e 8 Pro) cheguem ao mercado até julho do ano que vem, mês em que a atual alíquota para carros híbridos plug-in sobe de 20% para 28%. Atualmente, o Tiggo 8 PHEV é importado da China, e conta com um conjunto formado por um motor 1.5 turbo a gasolina e dois propulsores elétricos.

A potência combinada é de 317 cv, enquanto o torque é de 555 Nm. Já o câmbio é automático do tipo DHT com três marchas mecânicas e simulação de até 11 marchas. A versão já traz praticamente o mesmo visual do Tiggo 8 Pro lançado na última semana, com leves ajustes na grade, no interior e na traseira. 

Novo Caoa Chery Tiggo 8 Pro 2025
Novo Caoa Chery Tiggo 8 Pro 2025
Foto: Caoa Chery/Divulgação

Como a marca já conta com um bom número de unidades da versão híbrida plug-in em estoque, é possível que a chegada do novo Tiggo 8 Pro PHEV ocorra assim que as últimas unidades forem vendidas. Funcionando em três turnos atualmente, a fábrica da Caoa em Anápolis estima uma produção de 76 mil carros em 2024.

Já o Tiggo 7 Pro PHEV será inédito no Brasil. Já disponível em outros mercados, ele deve contar com o mesmo conjunto do irmão maior. Por fora, o design é praticamente o mesmo das demais versões, com novos detalhes como as rodas com estilo diferente, além de acabamentos exclusivos na grade dianteira.

Caoa Chery Tiggo 7 Pro Max Drive
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Max Drive
Foto: Caoa Chery / Divulgação

A montadora brasileira, que produz carros da Hyundai e da Caoa Chery, vai duplicar a capacidade de produção da fábrica em Anápolis (GO), até fevereiro do ano que vem. Para isso, a Caoa Montadora vai investir R$ 1,5 bilhão em expansões e novos equipamentos para fabricar até 160 mil carros por ano. 

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Foto: Caoa Chery / Guia do Carro

Para aumentar a capacidade de produção, a Caoa vai investir metade dos R$ 3 bilhões previstos até 2028 para expandir mais de 36 mil km2 nos setores de solda, montagem e estoque. Além disso, a marca também adquiriu robôs da antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), para aumentar a automatização dos processos. Atualmente, a fábrica da Caoa produz os modelos Tiggo 5X, 7 e 8, da Chery, além dos Hyundai Tucson e HR.

Guia do Carro
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