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Cappellano, CEO da Stellantis, anuncia 1.500 contratações e fala da Leapmotor

Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis América do Sul, concede primeira entrevista coletiva do ano; marca chinesa Leapmotor chega em abril

30 jan 2025 - 12h29
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Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis: 1.500 novas contratações no Brasil
Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis: 1.500 novas contratações no Brasil
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A Stellantis está contratando 1.500 novos funcionários para as fábricas de Betim (MG) e Porto Real (RJ). O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 30, por Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis América do Sul, em sua primeira entrevista coletiva do ano para jornalistas do setor automotivo.

Cappellano também falou de alguns planos da Stellantis para a América do Sul, como a chegada da marca chinesa Leapmotor, em abril, o lançamento do Jeep Avenger, provavelmente no início de 2026, a nova fábrica do Fiat Titano.

Betim vai receber 1.200 novos funcionários, incluindo powertrain, nas unidades de Itaúna e na Teksid, e Porto Real receberá 300 empregados. “Estamos dando continuidade ao ciclo virtuoso que iniciamos nos últimos anos no Brasil e na América do Sul. Em 2024, alcançamos diferentes recordes de vendas, produção, exportação”, disse Cappelano.

Stellantis América do Sul: liderança no Brasil, na Argentina e no Uruguai
Stellantis América do Sul: liderança no Brasil, na Argentina e no Uruguai
Foto: Stellantis / Guia do Carro

A Stellantis inicia em 2025 o novo ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões, que vai até 2030. Serão lançados 40 novos produtos e 8 powertrains. Nesse montante não está incluída a operação da Leapmotor, que estreará no Brasil e no Chile, mas ainda podendo ser expandida para outros países no início de 2026.

Cappellano disse que nem todos os modelos da Leapmotor interessam ao mercado brasileiro e que, inicialmente, os carros serão importados da China. Mas o objetivo é produzir no Brasil. 

“É uma possibilidade concreta localizar [produzir] a operação da Leapmotor. Estamos analisando o quanto a localização é distintiva para o negócio da Leapmotor no Brasil”, afirmou. Ele acrescentou que o negócio entre a Stellantis e a Leapmotor foi feito “para atender demandas que não eram atendidas em determinados mercados”. 

Cappellano também deixou aberta, no futuro, a possibilidade de a Leapmotor fornecer uma plataforma e/ou tecnologias para serem usadas em carros de outras marcas, como Fiat, Citroën, Peugeot e Jeep. “Se depender do Cappellano eu não deixaria [essa troca de tecnologia] de fora”, disse. “Não existe uma limitação de transferência de tecnologia.”

O CEO da Stellantis América do Sul também anunciou oficialmente que a picape Titano, da Fiat, passará a ser produzida na Argentina (atualmente é no Uruguai). “O segmento D-Pick-up é muito importante para nós”, afirmou.

No final do ano passado, a Stellantis anunciou um investimento de US$ 385 milhões no Polo Automotivo de Cordoba para fabricar uma família de produtos, componentes e um novo motor.

Fiat Titano: produção transferida para a fábrica de Cordoba, na Argentina
Fiat Titano: produção transferida para a fábrica de Cordoba, na Argentina
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Agora, a supermontadora confirma que o Fiat Titano será um dos modelos fabricados na Argentina, chegando ao mercado nos próximos meses como a primeira picape produzida pela Stellantis no país – um marco para a indústria automotiva argentina.

Números da Stellantis América do Sul

• Capacidade instalada de produção superior a 1,3 milhão de veículos/ano

• 6 plantas produtivas (Betim/MG, Porto Real/RJ, Goiana/PE, Cordoba/ARG, Palomar/ARG e Nordex/URU)

• 4 centros de pesquisa e desenvolvimento

• Cerca de 30 mil colaboradores diretos

• Mais de 2 mil engenheiros, técnicos e designers

• 4 plantas de componentes: Stellantis Autopeças CMA (Jaboatão dos Guararapes- PE),

Stellantis CMA (Goiana/PE), PCMA/CMP (Itaúna/MG) e Teksid (Betim/MG)

BETIM (MG)

• Capacidade produtiva de 650 mil veículos/ano; 1,1 milhão de motores; e 540 mil

transmissões/ano

• 16 mil colaboradores diretos

• Veículos produzidos: Fiat Argo, Mobi, Pulse, Fastback, Fiorino, Strada, Peugeot Partner

Rapid, Abarth Pulse, Abarth Fastback.

• O Polo de Betim é um complexo industrial que reúne mais de 120 fornecedores na

região do entorno, mais de 1.000 fornecedores em um raio de até 500 km

• Ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, com mais de 900 mil metros

quadrados de área construída, que fazem dela uma das maiores plantas automotivas da

Stellantis no mundo

• Mais de 60 laboratórios

PORTO REAL (RJ)

• 129 mil veículos/ano

• 1,8 mil colaboradores diretos

• Atualmente, são produzidos em Porto Real os modelos integrantes da família C-Cubed:

C3, Aircross e o Basalt

• Desde o início de suas operações, o Polo já exportou mais de 370 mil unidades,

principalmente para países da América Latina

GOIANA (PE)

• 280 mil veículos/ano

• 14,7 mil colaboradores (Stellantis + Parque de Fornecedores Internos)

• Geração estimada de 60 mil empregos em toda a cadeia produtiva

• Modelos produzidos: Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander, Fiat Toro e

Rampage

• 85% dos trabalhadores são pernambucanos, principalmente do entorno da fábrica.

• Trata-se de projeto de localização industrial, em que a montadora trouxe um parque

industrial com 38 fornecedores, e continua a atrair novos parceiros, devendo chegar a

100 fornecedores nos próximos anos

• Cerca de 250 mil veículos exportados até agora

Guia do Carro
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