Carlos Tavares renuncia ao cargo de CEO global da Stellantis
Pressionado por maus resultados este ano, o executivo português surpreendeu o mundo automotivo ao renunciar neste domingo, dia 1º
O executivo português Carlos Tavares renunciou neste domingo, dia 1º, ao cargo de CEO global da Stellantis, supermontadora que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram, Opel e Alfa Romeo. A renúncia ocorreu de forma abrupta e surpreendeu o mundo automotivo.
Carlos Tavares renuncia ao cargo de CEO global da Stellantis apenas dois meses depois que a empresa emitiu um alerta de lucro, pois perdeu 40% de seu valor de mercado este ano. A ideia da Stellantis era fazer uma transição tranquila e encontrar um CEO substituto no primeiro semestre de 2025.
Segundo a agência Reuters, “o diretor sênior independente Henri de Castries disse em um comunicado que a decisão de Tavares sair resultou de diferentes visões surgindo nas últimas semanas entre os principais acionistas”. A Stellantis América do Sul, líder na região, não comentou o fato.
Carlos Tavares era contra, por exemplo, mudar o prazo de implantação dos carros elétricos na Europa. Chegou a perguntar, de forma irônica: "O aquecimento global não é mais um problema?"