Carro elétrico da GM mais vendido do mundo é um Honda
Prologue EV usa plataforma, mecânica e até linha de produção do Blazer EV - e superou o SUV da Chevrolet em emplacamentos em 2024
Não, você não leu o título errado. O carro elétrico mais vendido da General Motors no mundo é um Honda. Trata-se do Prologue EV, SUV da marca japonesa movido a bateria, que emplacou 33.017 unidades contra o Chevrolet Blazer EV, que obteve 23.115 registros. Há um detalhe: o Prologue é um Blazer "disfarçado".
O utilitário tem design e logotipo Honda, mas usa plataforma, mecânica e até a mesma linha de produção - em Ramos Arizpe (México) - do Chevrolet. E o SUV nipo-mexicano também vendeu mais que o Equinox EV, que teve 28.874 licenciamentos em 2024. O Prologue tem porte médio, com 4,87 m de comprimento e 3,09 m de entre-eixos e usa a base Ultium da GM, também compartilhada com EVs de Cadillac e Hummer.
GM e Honda assinaram um acordo em 2020 para a criação de inéditos carros elétricos. A parceria, no entanto, não foi para frente e os planos foram cancelados em 2023. Mesmo assim a entrada da companhia nipônica no mundo dos SUVs elétricos foi por meio de um acordo com a GM.
Carro elétrico igual, mas diferente
Além da estrutura, o carro elétrico da Honda usa baterias de 85 kWh fornecidas também pela General Motors. Fora isso, são cinco versões que trazem tração dianteira e 212 cv ou integral, com 288 cv de potência. A maior autonomia é de pouco mais de 470 km no padrão de medição norte-americano.
Apesar de "iguais", os SUVs são diferentes. A começar pelo design. O Honda tem um visual mais sóbrio, sem a pega futurista do Blazer EV. Dentro, em vez da grande tela de multimídia de 17,7" do Chevrolet só com sistema Google nativo, o SUV japonês opta por um visor menor, de 11,3", que também usa tecnologia integrada, mas há espelhamento com Android Auto e Apple Carplay - fato que o GM não tem.
O Prologue traz outra tela, de 11", do quadro de instrumentos digital, e alguns botões físicos inexistentes no Blazer EV. Em termos de preço, o valor inicial do Honda é mais caro: US$ 49.000 contra US$ 45.000 do Chevrolet.