Carro representa o segundo maior gasto dos brasileiros, diz estudo
Pesquisa da Serasa revela que gastos com automóvel é a segunda maior despesa anual dos brasileiros, atrás somente de alimentação
A Serasa divulgou o resultado de uma pesquisa inédita, denominada “A Relação do Brasileiro com o Automóvel”, a qual revelou que em 63% dos lares do País, os custos com veículos representa a segunda maior despesa do orçamento, atrás apenas da alimentçaõ (72%) e à frente de gastos com despesas básicas (57%).
O levantamento foi feito com 2.067 entrevistados entre os dias 12 e 18 de dezembro de 2022 e tem como objetivo avaliar os impactos dos veículos no bolso do motorista e da família, além de tentar decifrar as tendências de mercado e as relações comportamentais que envolvem o brasileiro e o carro.
Ainda segundo o estudo, o modelo de trabalho home office ou híbrido, adotado por muita gente como decorrência da pandemia, alterou o uso do carro para pelo menos 48% dos brasileiros. Entre as funções mais usuais do automóvel para os brasileiros, estão: passeios em fins de semana, compras e tarefas, diárias, locomoção para trabalho ou local de estudo.
A organização financeira ainda aparece como uma questão de conflito para os motoristas: 40% consideram complexo fazer os cálculos para manter um veículo e 32% admitem gastar mais que o planejado.
Entre os motivos para o incremento dos valores, considerando o momento de pandemia e os cenários enfrentados, encontra-se o aumento dos gastos com combustíveis, relatado por 48% dos entrevistados. Em contrapartida, para quem diminuiu o uso em relação ao período pré-pandêmico, os novos formatos de trabalho implementados, como o home office (26%) e o modelo híbrido (22%), aparecem como os principais fatores.
Em busca de saídas para amenizar impactos no orçamento, pelo menos 1 em cada 10 proprietários projeta se desfazer do veículo nos próximos 12 meses, abrindo mão do carro ainda em 2023.
E 23% dos motoristas passaram a usar o veículo, depois da pandemia, como forma de rendimento e ferramenta de trabalho, apostando em serviços de transporte via aplicativo, de entregas ou novas atividades.