Carro superlotado? Bagagem tapando a vista? Isso dá multa grave!
Tapar a visão do motorista e transportar malas grandes soltas, além de perigoso, dá multa. Veja o valor e saiba como transportar sua bagagem
O transporte de bagagens e excesso de carga precisam obedecer à lei. O peso máximo é indicado no manual do veículo. Bagagens soltas são permitidas, mas os objetos devem ser pequenos para não serem perigosos em caso de acidente.
Quem nunca viu um carro lotado e/ou com excesso de bagagem, inclusive com sacolas, malas e outros objetos tapando a visão do motorista no vidro traseiro? Muita gente já viu. E muitas famílias continuam fazendo isso em suas viagens de férias. Mas saiba: isso dá multa grave.
O transporte de bagagens também precisa seguir a lei. Além de evitar multas, o transporte adequado é muito importante para garantir a segurança do condutor e de possíveis passageiros.
Um dos erros mais comuns é colocar bagagem em cima do tampão interno do porta-malas. Mas, segundo a LeasePlan/ALD Automotive, o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe essa ação! Sendo assim, “obstruir a visão do retrovisor interno de veículos de passeio é uma infração grave sujeito à multa”.
Outro cuidado que o motorista precisa ter é em relação ao peso máximo que o veículo pode carregar. Essa informação pode ser encontrada no manual do veículo. Trafegar com excesso de carga é infração grave com penalidade de R$ 195,23 e medida administrativa de retenção do veículo até que a situação seja resolvida. Isto é, até que o excedente de carga seja removido.
Para quem se pergunta se é permitido transportar bagagens como bolsas, mochilas, pequenos objetos e embrulhos soltos no veículo, a resposta é: sim!
Esse tipo de bagagem pode ser transportada solta perante a lei. Mas atenção: mesmo itens pequenos podem ser perigosos em caso de um acidente. Em uma batida, um desses objetos pode se chocar com um dos passageiros; e aí, mesmo itens leves, podem se tornar verdadeiras armas. O recomendado é transportar qualquer tipo de bagagem no porta-malas ou no porta-luvas.
No caso de bagagens maiores, elas são consideradas cargas. Assim sendo, transportar grandes malas soltas ou outro tipo de bagagem grande é infração passível de multa; portanto, tudo deve estar no compartimento adequado para transporte.
O bagageiro de teto é uma opção para quem tem um porta-malas pequeno. Mas atenção: os tetos suportam em torno de 50 a 80 kg. Por lei, a carga não pode passar de 50 cm de altura (com exceção das bicicletas).
Uma dica para quem vai fazer uso do bagageiro de teto é colocar itens de menor peso, mas que ocupam mais espaço dentro do carro. E é necessário prender a carga com cadeados e travas, para evitar que a bagagem caia na estrada e cause acidentes.
Por isso a LeasePlan/ALD Automotive, empresa que é líder global em mobilidade sustentável, oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, caso a famíolia nãop tenha condição de fazer o transporte regular com seu próprio carro.
O centro de gravidade do veículo muda depois da instalação do bagageiro de teto, deixando o carro mais instável. Então é mais do que necessário reduzir ainda mais a velocidade para fazer curvas, já que há risco de capotamento. Redobre a atenção!
Dicas extra: como acomodar bagagens no veículo
- Malas devem ficar no fundo e nas laterais do veículo. No meio, o ideal é colocar malas menores e mais leves.
- Sacolas e caixas de isopor devem ser colocados por último.
- Mochilas podem ir por cima das malas.
- No tampão interno do porta-malas o ideal é viajar sem bagagem. Mesmo pequenos objetos podem ferir os passageiros em caso de acidente.