Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carros: azul é nova tendência, mas branco deve reinar por muitos anos

Em 2012, a tonalidade azul tinha 2% de participação no Brasil e no ano passado pulou para 5%

31 jan 2014 - 15h39
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar de ser a cor mais popular entre os veículos na Europa e nos Estados Unidos, o branco não era muito bem visto no Brasil, sendo associado a carros de taxistas ou frotistas. Contudo, essa tendência mudou e atualmente a cor é a mais procurada pelos consumidores que buscam um carro novo no País. E deve continuar assim por muitos anos.

“A popularidade do branco disparou e é bastante vista em carros no País. Ele e as outras cores neutras vão continuar por muito tempo na liderança de mercado porque o brasileiro se preocupa muito com o valor de revenda, levando em conta o maior ganho possível na hora de trocar de carro”, afirma Tikashi Arita, gerente de negócios da Axalta Coating Systems, uma das maiores fornecedoras mundiais de tintas automotivas.

Arita associa a chegada do branco à liderança de mercado, ultrapassando prata e preto, aos carros de luxo. “A mudança do conceito do branco para o brasileiro está relacionada com a cor dos carros de luxo, como Mercedes, BMW, o que fez com que todos encarassem o branco como uma cor bonita”.

Segundo levantamento da Axalta Coating Systems, o branco foi a preferência mundial em 2013, com 29% (22% perolizado e 7% sólido), seguido por preto (20%), prata (15%) e cinza (12%). Somadas, as cores neutras representam 76% das escolhas dos motoristas no mundo. Na América do Sul, o branco assumiu a liderança no ano passado pela primeira vez desde 2001.

Azul 

Apesar de domínio das cores neutras, o azul é uma tendência para os carros no futuro, segundo o gerente de negócios da Axalta no Brasil. “O azul tem despontado nos últimos anos. Em 2012, a tonalidade tinha 2% de participação no Brasil e no ano passado já pulou para 5%. Em Detroit (Salão do Automóvel) esse ano, muitos carros eram azuis, o que demonstra que a cor deve ter uma participação maior na preferência dos consumidores”, afirmou Arita.

“Esse crescimento de 3 pontos percentuais pode parece pouco, mas dentro do segmento é bastante significativa. Azul e o marrom foram as cores que mais se destacaram no ano passado, e o azul deve permanecer bastante forte no mercado ao longo deste ano. Eu diria que a grande tendência para 2014 é a cor azul.”

Apesar de branco e prata serem a cor predominante em veículos na América do Sul, segundo a Axalta, carros amarelos ou dourados aparecem logo atrás, seguidos por vermelho, marrom, azul e verde. Para Arita, a alta no poder econômico dos jovens explica a busca por cores que fogem das tradicionais nos veículos.

Porsche 911 Targa:

“O crescimento na busca por cores mais vivas ou diferentes das tradicionais é basicamente pela introdução do jovem no mercado. O jovem tem maior remuneração atualmente e isso faz com que ele entre mais cedo no mercado automotivo. Como ele não se preocupa tanto no valor da revenda, vai para as cores mais chamativas”, afirma.

Salão de SP

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que será realizado entre 30 de outubro e 9 de novembro deste ano, deve refletir a tendência de Detroit, mostrando cores diferentes das tradicionais como azul, vermelho, amarelo, além de tons pastéis, segundo a Reed Exhibitions Alcantara Machado, promotora do evento.

<a href="http://economia.terra.com.br/infograficos/salao-detroit-2014/">Sal&atilde;o do Autom&oacute;vel de Detroit 2014</a>

“O desenvolvimento tecnológico está levando possibilidades infinitas no número de cores, com inúmeros tons, subtons e variações de tonalidade conforme a luminosidade. Isso permite segmentar cada vez mais e fugir da massificação, indo em direção a um dos desejos do consumidor de hoje: a personalização”, afirma Antonio Carlos Lacerda, presidente do conselho diretivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) e presidente da Axalta.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade