Carros campeões do Prêmio Trend Car 2025 e a Tendência Automotiva
BYD, Chevrolet, Ford, GWM, Honda, Peugeot e Volvo foram as montadoras vencedoras da quarta edição do Prêmio Trend Car Terra Guia do Carro
Depois de passar pelo crivo de 22 jornalistas especializados, em dois turnos, 10 carros e sete montadoras são os campeões do Prêmio Trend Car 2025 Terra Guia do Carro. Esta foi a quarta edição do prêmio, que elegeu os melhores lançamentos deste ano.
Quatro categorias foram decididas no primeiro turno. O Peugeot 208 foi eleito o Melhor Hatch com 59,1% dos votos. Também foram votados o Honda City Hatchback (27,3%) e o Citroën C3 Turbo (13,6%). O Peugeot 208 é bicampeão do Prêmio Trend Car (2024 e 2025).
Na categoria Picape aconteceu a vitória mais acachapante: o Ford Ranger Raptor foi campeão com 91% dos votos. Também foram votados o Chevrolet S10 (4,5%) e o Fiat Titano (4,5%). A Nova Ranger é bicampeã do Prêmio Trend Car (2024 e 2025).
O Ford Mustang GT Performance é mais que foi eleito em primeiro turno, na categoria Esportivo. Ele obteve 72,7% dos votos. Também foram votados o Lamborghini Revuelto (13,6%), o Mercedes-AMG C 63 S (9,1%) e o Porsche 911 Carrera (4,5%). O Ford Mustang agora soma duas conquistas no Prêmio Trend Car (2022 e 2025).
Na categoria exclusiva das marcas, a chinesa BYD foi eleita a Tendência Automotiva com 77,3% dos votos. Também foram votadas a Fiat (13,5%), a GWM (4,5%) e a Volvo (4,4%). A BYD é bicampeã desta categoria (2024 e 2025).
Todas as outras categorias foram decididas em segundo turno. Na categoria Sedan, o Honda City (60%) derrotou o BMW 320i (40%). O City já tinha sido o mais votado no primeiro turno com 31,8%, contra 27,3% do 320i. Também foram votados o Nissan Sentra (22,7%) e o Audi A5 Quattro (18,2%).
O BYD King foi eleito na categoria Sedan Híbrido Plug-in numa disputa apertada com o Porsche Panamera. O sedã chinês foi para o segundo turno com 47,6%, mas na decisão os dois carros empataram. O BYD King foi o vencedor por ter tido mais vendas ao longo de 2024.
Também foram votados o BMW 330e (14,3%) e o BMW 530e (4,85). O Melhor SUV foi o Peugeot 2008, com 54,5% dos votos, contra 45,5% do Hyundai Creta. No primeiro turno os dois carros terminaram empatados com 36,4%. Também foram votados no primeiro turno os modelos Citroën Basalt, Fiat Pulse Hybrid e Renault Kardian.
Na categoria SUV Premium a vitória foi do Honda CR-V, que conseguiu uma virada no segundo turno. Ele obteve 54,5% dos votos contra 45,5% do Audi Q8. No primeiro turno, o Audi Q8 teve 40,9% dos votos e o Honda CR-V teve 27,3%. Mas conseguiu dobrar seus votos no segundo turno e venceu. Também foram votados o BMW X2 (22,7%) e o Lexus UX300h (9,1%).
Dois carros chineses disputaram o segundo turno na categoria SUV Híbrido Plug-in. O GWM Haval H6 PHEV19 venceu com 57,1% dos votos. O BYD Song Pro conseguiu 42,9%. No primeiro turno o Haval ganhou com 36,4%, contra 27,3% do BYD. Também foram votados o Porsche Cayenne E-Hybrid (18,2%) e o Toyota RAV4 Hybrid (18,2%).
O Melhor Carro Elétrico foi o Volvo EX30 com 57,1%, enquanto o BYD Dolphin Mini somou 42,9%. O Volvo EX30 já tinha sido o mais votado no primeiro turno com 36,4%. Também foram votados o BYD Dolphin Mini (31,8%), o Peugeot e-2008 (18,2%) e o BYD Yuan Pro (13,6%).
O Chevrolet Blazer EV foi eleito o Melhor Carro Elétrico Premium. Ele obteve 50% dos votos, como o Audi Q6 e-tron, mas ganhou por ter mais vendas em 2024. Nesta categoria também houve virada. O Chevrolet Blazer EV se classificou com 25% e o Audi Q6 e-tron com 35%. Também foram votados o Porsche Macan EV (20%), o BMW i5 (10%) e o BMW iX2 (10%).
Todos os eleitos da edição 2025
- HATCH - Peugeot 208
- SEDAN - Honda City
- SEDAN HÍBRIDO PLUG-IN - BYD King
- SUV - Peugeot 2008
- SUV PREMIUM - Honda CR-V
- SUV HÍBRIDO PLUG-IN - GWM Haval H6 PHEV 19
- PICAPE - Ford Ranger Raptor
- ESPORTIVO - Ford Mustang GT Performance
- ELÉTRICO - Volvo EX30
- ELÉTRICO PREMIUM - Chevrolet Blazer EV
- TENDÊNCIA AUTOMOTIVA - BYD
Júri feminino – Camila Torres (Auto+), Carol Vilanova (Oficina News), Claudia Carsughhi (Portal Carsughi), Giu Brandão (Mundo Sobre Rodas), Karina Simões (KS 1951), Lucia Camargo Nunes (Via Digital), Luciana Elldorf (CBN Motor), Ludmila Duarte (Do Salto Para o Asfalto), Michelle de Jesus (Michele J.), Milene Rios (Auto Esporte) e Rafaela Borges (On The Road).
Júri masculino – Emílio Camanzi (Carros com Camanzi), Fábio Trindade (Motor 1), Fernando Calmon (Webmotors), Freire Neto (Motores e Ação), Flávio Silveira (Motor Show), João Anacleto (A Roda), Jorge Moraes (UOL Carros), Leandro Alvares (De Carona com Leandro), Paulo Brandão (TV Band), Paulo Cruz (Auto News) e Sergio Quintanilha (Guia do Carro).